Adição de insulina para melhoramento no congelamento e resfriamento de sêmen

INVENTOR
Maurício Fraga van Tilburg Visitar Currículo Lattes

CONTATO
E-mail  patentes@uenf.br

DESCRIÇÃO GERAL
O congelamento e o descongelamento de espermatozoides de diversas espécies geralmente sofrem um decréscimo em sua motilidade e um aumento de injúria da estrutura da membrana. Em consequência, a fertilidade do sêmen congelado é pior. A alteração de temperatura também desorganiza a estrutura da membrana plasmática, podendo ter profundos efeitos nas propriedades funcionais da mesma com consequente redução da taxa de fertilidade do sêmen congelado.

Assim, a presente invenção se baseia na adição de insulina a diluentes seminais prontos para uso ou em fase de preparo, podendo ser adicionada em qualquer etapa, o que produzirá o mesmo efeito final às células espermáticas. A insulina tem como finalidade melhorar a qualidade do sêmen processado para resfriamento, congelamento e descongelamento, aumentando a quantidade de células espermáticas viáveis para o processo de fecundação.

A melhoria na sobrevida dos espermatozoides pós-resfriamento e pós-descongelamento propicia incremento nos resultados de processos biotecnológicos de melhoramento genético em que são empregados, como, por exemplo, a utilização de sêmen resfriado ou congelado em técnicas de inseminação artificial, inseminação intracitoplasmática de espermatozoide, de fertilização in vitro, de fertilização in vivo, entre outras biotecnias.

OBJETIVOS
O objetivo é a adição de insulina a diluentes seminais para uso nos processos de resfriamento, congelamento e descongelamento de espermatozoides de diversas espécies animais e humano, com a finalidade de aumentar a viabilidade espermática para melhorar o desempenho de programas de melhoramento genético e de biotécnicas de reprodução animal.

PÚBLICO-ALVO
Clínicas e produtores em geral.


AGIUENF
Diretoria da Agência de Inovação
UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Av. Alberto Lamego, 2000 - Parque Califórnia
Campos dos Goytacazes - RJ
CEP: 28013-602