Matriz ligante de Fe-Cu com controlador de desgaste para uso em ferramentas diamantadas

INVENTOR
Marcello Filgueira, Prof. D.Sc. Visitar Currículo Lattes
Laboratório de Materiais Avançados (LAMAV – CCT – UENF)

CONTATO
E-mail  patentes@uenf.br || Telefone (22) 2739 7331

DESCRIÇÃO GERAL
A Patente em questão refere-se a uma liga de Fe-Cu para uso como matriz ligante em ferramentas diamantadas com adição de Carbeto de Silício (SiC) como controlador da taxa de desgaste da matriz ligante.

A adição de Carbeto de Silício (SiC) à liga ferro-cobre exerce importância fundamental no desempenho desta como matriz ligante para os diamantes nas ferramentas diamantadas, pois essas partículas cerâmicas de SiC atuam como controladoras da taxa de desgaste da matriz ligante, o que evita a perda prematura desta quando da abrasão com o material a ser cortado, além disso, promovem um ganho considerável em dureza e resistência à abrasão, propriedades mecânicas de extrema importância, tanto para desempenho quanto para a vida útil da ferramenta diamantada.

O Fe e o Cu são metais de grande disponibilidade no Brasil, principalmente o Fe, pois nosso país detém as maiores reservas mundiais deste metal, e é o maior produtor de minério de Fe do mundo, o que proporcionaria a diminuição no custo do produto final dentro do Brasil, e abriria novos e amplos mercados no exterior. Ambos, Fe e Cu, são cerca de 20 vezes mais baratos que o cobalto – amplamente utilizado como fase majoritária para a adesão de diamantes.

OBJETIVOS
O objetivo é que a liga de Fe-Cu seja aplicada na produção de ferramentas de corte que utilizem pó de diamante como partícula abrasiva, a fim de baratear o custo do produto final, tendo em vista a abundância dos materiais o país. A adição de Carbeto de Silício (SiC) objetiva controlar a perda prematura dos diamantes por abrasão da matriz ligante durante a operação de corte e proporcionar aumento de até 40% em dureza e em resistência ao desgaste da matriz ligante e por conseguinte da ferramenta.

PÚBLICO-ALVO
Setor de Rochas Ornamentais, Mineração e Construção Civil.


AGIUENF
Diretoria da Agência de Inovação
UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Av. Alberto Lamego, 2000 - Parque Califórnia
Campos dos Goytacazes - RJ
CEP: 28013-602