Metodologia de formulação e cura de compósitos particulados em resina epóxi DGBEA-aminas alifáticas

 

INVENTORES

Rubén J. Sanchéz Rodríguez, Prof. D.Sc.

CONTATO

E-mail patentes@uenf.br || Telefone (22) 2739 7331

 

DESCRIÇÃO GERAL

A engenharia de materiais tem dedicado especial atenção à formulação e caracterização de compósitos para diversos usos onde a alta resistência ao desgaste é exigida. A resistência da matriz é um requisito fundamental para materiais utilizados em condições severas de atrito, como aquelas existentes nas operações de desbaste e polimento.

O polimento de pedras é uma aplicação em que são exigidos compósitos resistentes ao desgaste. As ferramentas diamantadas, empregadas em escala industrial para operações abrasivas, são, hoje, fabricadas em compósitos com matriz mais tenaz, mais dúctil e mais barata.

A resistência do material pode ser modulada através de diferentes variáveis, como a natureza dos componentes e a metodologia de preparação e cura, que refletem nas características de dureza e estabilidade da matriz, e que proporcionam uma relação adequada de dureza/integridade à matriz.

A presente patente estabelece a metodologia de preparação e cura de sistemas epoxídicos do tipo DGEBA e aminas alifáticas; a metodologia de preparação e a cura de compósitos particulados e a formulação de um abrasivo para o desbaste de pedras ornamentais a partir da resina DGEBA (Diglicidil Éter Bisfenol A) e amina alifática Tetraetilenopentamina (TEPA) de fácil manuseio e micro diamantes.

Este sistema epóxi proporciona uma matriz com estabilidade dimensional e com aderência em relação à carga de microdiamantes e à rigidez adequada para seu uso como ferramenta diamantada no desbaste de pedras ornamentais.

 

OBJETIVOS

 

(1)  Propor a metodologia de preparação e cura de sistemas epoxídicos do tipo DGEBA e aminas alifáticas;

(2)  Propor uma metodologia de preparação e cura de compósitos particulados utilizando como matriz sistemas epoxídicos do tipo DGEBA e aminas alifáticas;

(3)  Formulação de um abrasivo para o desbate de pedras ornamentais a partir da resina DGEBA e amina alifática de fácil manuseio e microdiamantes)

 

PÚBLICO-ALVO

Indústria de Rochas Ornamentais.

 


AGIUENF
Diretoria da Agência de Inovação
UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Av. Alberto Lamego, 2000 - Parque Califórnia
Campos dos Goytacazes - RJ
CEP: 28013-602