Corpo Docente
– Prof. Álvaro Ramon Coelho Ovalle
Tem experiência na área de biogeoquímica, com ênfase em geoquímica de águas naturais, tendo atuação em diferentes ambientes aquáticos como: rios, manguezais, estuários e águas costeiras.
– Prof.ª Ana Paula Madeira Di Beneditto
– Prof.ª Angela Pierre Vitória
Desenvolve pesquisa na área de ecofisiologia vegetal com ênfase em aclimatação fotossintética em resposta à variação luminosa em florestas tropicais. Estuda como as plantas se ajustam às variações ambientais. Os estudos envolvem atividades de campo, casa de vegetação e laboratório.
– Prof. Carlos Eduardo de Rezende
Desenvolve pesquisas sobre a dinâmica de poluentes metálicos, nutrientes, composição elementar e isotópica da matéria orgânica e biomarcadores na interface dos ecossistemas terrestres e aquáticos. Tem atuado nas áreas de ecologia aplicada, manejo e conservação ambiental de recursos naturais, oceanografia química e geoquímica e biogeoquímica de ecossistemas aquáticos.
– Prof. Carlos Eduardo Veiga de Carvalho
Desenvolve pesquisas sobre a biogeoquímica de elementos traço, nutrientes e ecotoxicologia em ecossistemas terrestres e aquáticos. Tem atuado nas áreas de ecologia aplicada, geoquímica ambiental e oceanografia.
– Prof. Carlos Ramón Ruiz Miranda
Atua na área de comportamento animal aplicado a: (1) biologia da conservação, (2) translocação de espécies animais e (3) manejo de fauna sob cuidados humanos. Temas principais de comportamento em vertebrados terrestres são: (1) redes sociais, (2) personalidade, (3) aprendizado social, (4) adaptação a novos ambientes e 5) dispersão e movimentos.
– Prof.ª Caryne Aparecida de Carvalho Braga
Desenvolve pesquisas em ecologia animal com ênfase em ecologia de comunidades e história natural de mamíferos. A linha de pesquisa principal visa entender a organização espacial da diversidade e explicar padrões e processos em comunidades tropicais de vertebrados terrestres, especialmente mamíferos.
– Prof. César Augusto Marcelino Mendes Cordeiro
A principal área de atuação está relacionada à macroecologia marinha, com o desenvolvimento de pesquisas sobre padrões de variabilidade espacial de organismos marinhos, ecologia de peixes recifais, monitoramento de ambientes marinhos consolidados e estudos de processos associados a padrões globais de herbivoria marinha.
– Prof.ª Dora Maria Villela José
A área de atuação da pesquisadora está centrada em produtividade e ciclagem de nutrientes em ecossistemas terrestres, atuando principalmente nos seguintes temas: biomassa, ciclagem de nutrientes, dinâmica de carbono. Tais estudos têm focado especialmente nos impactos da fragmentação, de outros distúrbios antropogênico, assim como em questões relacionadas aos efeitos das mudanças climáticas sobre o estoque de carbono e os ciclos biogeoquímicos na Mata Atlântica.
– Prof.ª Ilana Rosental Zalmon
Desenvolve pesquisas relacionadas aos seguintes temas: ecologia de comunidades marinhas; recifes artificiais; biodiversidade bêntica e efeitos das mudanças climáticas; costões rochosos e praias arenosas.
– Prof. Leandro Rabello Monteiro
O estudo da variação da forma biológica é essencial para a compreensão dos processos evolutivos responsáveis pela geração e manutenção da biodiversidade. A área de atuação envolve principalmente o estudo dos padrões e processos responsáveis pela divergência morfológica e ecológica entre espécies, assim como o desenvolvimento de ferramentas estatísticas para análise de forma em estudos evolutivos.
– Prof. Marcelo Trindade Nascimento
Desenvolve pesquisas nas áreas de ecologia vegetal e botânica, com ênfase em ecologia de ecossistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia de comunidades de planta, monodominância, fragmentação florestal e ecologia das interações inseto-planta (herbivoria).
– Prof. Marcos Sarmet Moreira de Barros Salomão
Tem experiência na área de ecologia de ecossistemas, com ênfase em biogeoquímica aquática, atuando principalmente nos seguintes temas: metais, metabolismo aquático, recursos hídricos, uso da terra, matéria orgânica, efluentes e poluição.
– Prof.ª Maria Cristina Gaglianone
Desenvolve pesquisas sobre ecologia e comportamento de polinizadores, com ênfase nas comunidades e populações de abelhas nativas e suas interações com a flora em áreas de Mata Atlântica e áreas agrícolas, visando à conservação.
– Prof.ª Marina Satika Suzuki
Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Lagoas Costeiras, atuando principalmente nos seguintes temas: hidroquímica, atividade biológica (produção e mineralização), comunidade fitoplanctônica e de macrófitas aquáticas, geoquímica do sedimento, além de experimentos em mesocosmos.
– Prof. Paulo Pedrosa Andrade
Tem experiência na área de águas naturais (incluindo águas interiores, costeiras e marinhas), notadamente no desenvolvendo pesquisas associadas à ‘Ecologia do Carbono’ (metabolismo, propriedades ópticas inerentes, biogeoquímica da matéria orgânica) e à Ecologia de Processos (eutrofização, transferência de materiais solúveis em água por fontes ambientais). Recentemente, inserções no âmbito da extensão, considerando aspectos de monitoramento e de educação ambiental de águas naturais. Os estudos que desenvolve são preferencialmente escalonados em organizações sistêmicas, integrando, frequentemente, conectividades entre a bacia de drenagem e águas naturais.