O Laboratório de Fisiologia e Bioquímica de Microrganismos (LFBM) é um dos seis laboratórios que compreendem o Centro de Biociências e Biotecnologia. Foi fundado em 1995, tendo o Dr. Isaac Roitman e o Dr. Lev Alexandrovitch Okorokov, cientistas com grande projeção nacional e internacional, como seus professores fundadores. Atualmente, o LFBM tem em sua composição um professor emérito, Dr. Lev Alexandrovitch Okorokov,  uma professora titular, Dra. Valdirene Moreira Gomes e cindo professores associados, Dr. André de Oliveira Carvalho, Dra. Anna Lvovna Okorokova Façanha, Prof. Dr. Diogo de Abreu Meireles, Profa. Dra. Érica de Oliveira Mello e Prof. Dr. João Carlos de Aquino Almeida. A organização do LFBM conta com a colaboração de um técnico de nível superior, três técnicos especializados de nível médio e um técnico assistente administrativo.

Atualmente, o LFBM oferece seis disciplinas para os cursos de Graduação de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas e cinco disciplinas para os programas de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia, Produção Vegetal e Melhoramento Genético Vegetal.

O LFBM tem exercido papel de destaque na capacitação de recursos humanos altamente qualificados e geração de conhecimento científico. Os alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado atuam em pesquisas financiadas pelas principais agências de fomento do país, cujos resultados são apresentados em congressos nacionais e internacionais e publicados em principais periódicos da área.

Alinhado com o desenvolvimento de pesquisas na fronteira do conhecimento, o LFBM abriga uma Plataforma Multiusuária de Expressão, Purificação e Caracterização de Proteínas Recombinantes (PIEPPR), financiada pela FINEP (PRO-INFRA 2021) e coordenada pelo Prof. Diogo de Abreu Meireles, voltada ao suporte técnico-científico no Norte-Fluminense de projetos que demandam produção e análise de proteínas recombinantes.

Também em consonância com as atuais diretrizes de biossegurança, o LFBM conta com dois espaços experimentais, classificados como NB-1 (PIEPPR)  e NB-1/NB-2 (Setor de Bioquímica e Biologia Molecular de Agentes Patogênicos – SBBMAP), ambos credenciados pela CTNBio e sob coordenação do prof. Diogo de Abreu Meireles. Esses ambientes permitem a realização de pesquisas com organismos geneticamente modificados (OGMs) e seus derivados, conduzidas por todos os docentes vinculados ao laboratório.