Talytha Martins Fonte Boa Santos e Thamara Martins Fonte Boa
Dimensionamento de Aterro na Ilha às Margens do Rio Paraíba do Sul visando aumento de cota da Ilha
Orientador:
Prof. Paulo César de Almeida Maia
Comissão Examinadora:
Eng.ª Monique Lacerda de Vasconcelos Sobral
Prof. Rodrigo Martins Reis
Eng.ª Paola Machado Barreto Manhães
Prof. Paulo César de Almeida Maia
Data da Defesa: Março de 2015
Resumo: Este trabalho tem como objetivo garantir a ocupação e uso das Ilhas às margens do Rio Paraíba do Sul, popularmente conhecidas como Ilha do Bananal, situadas próximo a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), na cidade de Campos dos Goytacazes/RJ, através de intervenções com obras de aterro hidráulico, proteção de taludes e sistemas de drenagem.
Três níveis distintos foram definidos de acordo com a sua utilização. O nível C, situado na cota de 7,5 m, foi sugerido como área de reflorestamento. O nível B, com cota de 8,5 m, foi considerado para refúgio de animais silvestres. Por fim, o nível A, cota de 12 m, viabiliza o uso e ocupação da Ilha com base em dados das cheias dos últimos 100 anos.
Para proteger os taludes foi considerado o uso de bioengenharia, especificamente biomanta, tornando possível o surgimento e crescimento de vegetação no talude que, após a degradação da biomanta, funciona como uma proteção natural contra a erosão. Também foram dimensionados colchões reno para as áreas com maior susceptibilidade à cheias.
O sistema de drenagem considerado consiste em um geocomposto atuando como colchão drenante, valetas de proteção de corte e aterro, saídas e descidas d‟água, dimensionados para garantir a estabilidade da obra.