Rafael Martins de Carvalho e Raquel Milina de Moraes Bezerra

Elaboração do Projeto Executivo de Fundações de um Edifício Residencial na Cidade de Campos dos Goytacazes

Orientador:
Prof. Paulo César de Almeida Maia

Comissão Examinadora:
Prof. Paulo César de Almeida Maia
Eng. Luiz Gabriel Sarmet M. Smiderle
Prof. Aldo Durand Farfán
Engª. Aline Dias Pinheiro

Data da Defesa: Março de 2012

Resumo: Este trabalho se trata de um projeto final do curso de engenharia civil, com o objetivo de apresentar o desenvolvimento de um projeto executivo de fundações de um edifício residencial de 20 pavimentos na cidade de Campos do Goytacazes.
Este trabalho se apresenta em tópicos definidos por um breve histórico, que nos lembra com surgiu a engenharia de fundações e destaca como o seu desenvolvimento afetou os dias atuais. São apresentados, também, os objetivos desta proposta, a descrição do empreendimento estudado e uma síntese dos procedimentos que devem ser adotados para a escolha da fundação mais adequada. Em seguida faz-se uma avaliação inicial sobre quais serão os tipos de fundações avaliados e uma descrição das próximas etapas.
A escolha do tipo de fundação foi definida de acordo com os perfis de sondagem e o cálculo da capacidade de carga, usando o método de Aoki-Veloso com contribuições de Monteiro. Foi feito o dimensionamento e detalhamento dos blocos e das vigas de transição e alavancas. Além disso, apresenta também a análise de custo tanto de mobilização, quanto de execução do projeto.
O projeto final será constituído de planta de locação e carga dos pilares, especificações das estacas, detalhamento dos blocos e vigas, além do quantitativo com o projeto executivo.

Download aqui!