Paolla Moraes de Carvalho

Projeto de Fundação de Edifício Residencial em Estaca Hélice Ômega e Comparação de Custos com Estaca Hélice Contínua

Orientador:
Prof. Paulo César de Almeida Maia

Comissão Examinadora:
Prof. Paulo César de Almeida Maia
Prof. Rodrigo Martins Reis
Engº Bruno Magno Gomes Ramos

Data da Defesa: Março de 2013

Resumo: Este trabalho apresenta a elaboração do projeto de fundação de um edifício multifamiliar, de cinco pavimentos, com estacas hélice ômega como elemento de fundação e comparação de custo com estacas hélice contínua.
É feita uma apresentação dos tipos de fundações e uma revisão bibliográfica apresentando a evolução executiva da estaca, o processo executivo, as vantagens e desvantagens e aspectos relevantes para sua execução.
Após conhecimento do tipo de fundação adotada, faz-se um estudo do tipo de solo que será empregado o elemento de fundação.
Para cálculo de capacidade de carga das estacas hélice ômega, foi utilizado o método de CABRAL et al. (2000) e os ensaios SPTs disponibilizados para o estudo.
Para o desenvolvimento do projeto executivo, foi escolhida a fundação hélice ômega de 0,32m de diâmetro, sendo este similar ao utilizado em hélice contínua.
A execução de uma planilha de orçamento das fundações hélice contínua e hélice ômega permite que seja realizada, ainda, uma análise comparativa de custo entre as fundações abordadas. Para o orçamento, foi considerado o custo das estacas, materiais para sua execução e mobilização do equipamento de execução das estacas.
Este projeto executivo de fundação é composto por planta de locação e carga dos pilares, especificações e detalhamento das estacas, e processo executivo das fundações.

Download aqui!