Camila Aparecida Abelha Rocha

Projeto do Sistema Estrutural de um Complexo de Lojas e Academia sobre uma Piscina de 25mx15m

Orientador:
Prof. Jean Marie Désir.
Comissão Examinadora:
Luis Fernando de Araújo Viana;
Prof. Gines Arturo Santos Falcon;
Prof. Sergio Luis González Garcia;
Prof. Jean Marie Désir.

Data da Defesa: Março de 2006

Resumo: Neste trabalho, pretende-se realizar um estudo visando à determinação da alternativa mais adequada para a construção de um prédio que abrigará uma piscina de 15mx25 m e dois pavimentos em cima da piscina, sendo o primeiro um salão de festas e o segundo abrigando uma quadra de tênis. Este projeto abordará diferentes assuntos relativos ao projeto e dimensionamento do sistema estrutural do prédio. Entretanto, o desafio do projeto consiste também na escolha da melhor solução para os tetos, podendo estes serem construídos com uma laje de concreto armado ou com uma estrutura de treliças e pré-lajes. Pelas dimensões da laje, a solução adotada terá conseqüências diretas tanto no custo da obra senão também no prazo de execução, no processo construtivo a ser adotado e de uma maneira geral na estética da obra como um todo. Sendo assim, o projeto consiste em um estudo preliminar de possíveis soluções para esta laje e, após avaliação destas no que tange à adequação ao projeto de arquitetura, ao tempo de execução, escolher a solução mais viável. Numa segunda etapa será realizado o estudo necessário para a implementação da solução adotada, com a apresentação de uma memória de cálculo justificando as decisões tomadas ao longo do projeto. Considerando os recursos computacionais disponíveis atualmente no mercado, utilizou-se alguns programas como: Autocad, MathCad, e SAP2000 na realização de algumas etapas do projeto.

Download aqui!