Edimar Batista Curty

Escolha de uma Área para Disposição Final dos Resíduos Sólidos Urbanos e Dimensinamento de um Aterro Sanitário para a Cidade de Campos dos Goytacazes/RJ

Orientador:
Prof. Frederico Terra de Almeida
Prof. Sérgio Tibana (Co-Orientador)
Comissão Examinadora:
Prof. Elias Lira dos Santos Júnior;
Prof. Paulo César de Almeida Maia;
Prof. Sérgio Tibana;
Prof. Frederico Terra de Almeida.

Data da Defesa: Setembro de 2005

Resumo: A destinação final dos resíduos sólidos gerados em áreas urbanas constitui-se em um dos grandes problemas da gestão pública em todo o mundo, não apenas devido à quantidade diária de lixo acumulada, mas também pelo impacto que causa ao meio ambiente. Desta forma, neste trabalho, procurou-se desenvolver um estudo para escolha de uma área para disposição final dos resíduos sólidos urbanos na cidade de Campos dos Goytacazes/RJ e nesta área dimensionar um aterro sanitário com vida útil de 20 anos, tendo as suas células 5,0 m de altura. Foram analisadas três áreas tendo como base os requisitos necessários para que se possa construir um aterro sanitário, e após comparação foi escolhida uma área localizada próxima à rodovia Campos – São Fidélis Km 13, sendo a que mais atendeu aos critérios de pré-seleção. Como processo seguinte à escolha da área, buscou-se dados da cidade em questão (como população, taxa de crescimento, área) e sobre os resíduos sólidos desta (peso específico, composição gravimétrica, produção diária), e em posse desses dados elaborou-se o projeto de dimensionamento do aterro sanitário seguindo as recomendações da norma brasileira (NBR 8419, 1992).
Fazendo parte do projeto o dimensionamento geométrico, geotécnico e estrutural, além das infraestruturas de proteção ambiental.

Download aqui!