Linhas de Pesquisa
No momento, estão em andamento três linhas-de-pesquisa: 1) Etiologia e manejo de doenças causadas por fitonematoides; 2) Nematoides fitoparasitos e de vida-livre do bioma Mata Atlântica; e 3) Avaliação de preparações ultra-diluídas para o manejo de fitonematoides.
Na primeira linha de pesquisa (Etiologia e manejo de doenças causadas por fitonematoides), já foram estudados fitonematoides associados às culturas da goiabeira, cana-de-açúcar, abacaxizeiro, maracujazeiro e cafeeiro. Diversos projetos de pesquisa foram desenvolvidos nas áreas de etiologia, ecologia, distribuição espacial e amostragem, avaliação de danos e perdas econômicas, estratégias de manejo a campo, controle biológico, resistência genética e interações com outros fitopatógenos.
Na linha de pesquisa Nematoides fitoparasitos e de vida-livre do bioma Mata Atlântica, nós identificamos nematoides parasitos de dezenas de espécies florestais nativas da MA. O efeito do parasitismo sobre o crescimento das plantas foi caracterizado para algumas espécies florestais e alguns fitonematoides. Nós também caracterizamos a comunidade de nematoides associados a bromélias formadoras de tanque (phytotelma) nos ecossistemas de floresta de montana e restinga, e identificamos quais fatores climáticos e micro-ambientais têm papel na ecologia dos nematoides. Em breve iniciaremos a caracterização da comunidade de nematoides (e sua ecologia) associados à copa de árvores da MA.
Na linha de pesquisa Avaliação de preparações ultra-diluídas para o controle de fitonematoides investiga-se o efeito de preparações ultra-diluídas sobre a reprodução de nematoides fitoparasitos, bem como seu efeito sobre as plantas e o parasitismo. Os processos bioquímicos envolvidos em tais efeitos serão também investigados.
Ao longo dos anos, essas linhas-de-pesquisa receberam financiamento de órgãos públicos, como CNPq, FAPERJ e Embrapa-Café, bem como apoio logístico de produtores rurais e prefeituras de municípios da região.
Duas linhas de pesquisa adicionais foram desenvolvidas ao longo de vários anos, tendo resultado em diversos artigos científicos: Potencial de nematoides entomopatogênicos para o biocontrole de pragas agrícolas e urbanas e Avaliação da formação em Nematologia nos cursos de graduação e pós-graduação do Brasil. Essas linhas de pesquisa encontram-se desativadas neste momento.
Nossas publicações podem ser consultadas nas plataforma Lattes ou ResearchGate.