EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM COLÔNIAS DE PESCADORES E ESCOLAS MUNICIPAIS DE CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ E ADJACÊNCIAS QUANTO AOS IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS POR ATIVIDADES OFFSHORE EM VERTEBRADOS MARINHOS

Os elementos traço estão amplamente distribuídos nos ecossistemas oceânicos, seja por origem nas atividades antrópicas ou litológicas, o potencial transferência para os organismos marinhos pode ameaçar sua sobrevivência. O Monitoramento Ambiental é um dos métodos preventivos a serem utilizados na organização e manutenção do bem estar do meio ambiente e dos organismos que o compõem com a finalidade de amenizar e/ou eliminar a ação de agentes prejudiciais. O objetivo da pesquisa é determinar a concentração de elementos químicos inorgânicos (Al, As, Ba, Cd, Cr, Cu, Fe, Hg, Mn, Mo, Ni, Pb, Se e Zn) em grandes vertebrados marinhos do litoral sudeste do Brasil. As análises foram realizadas em tecido hepático coletado de indivíduos encalhados mortos ou que tiveram óbito durante o processo de reabilitação. A empresa Ambipar é responsável pelo monitoramento e coleta da megafauna marinha encalhada. Esses organismos são levados a base de triagem animal, onde os vivos são direcionados à reabilitação e nos mortos é realizada a necrópsia e seleção das amostras biológicas, as de tecido hepático são encaminhadas ao Laboratório de Ciências Ambientais – LCA, da Universidade Estadual do Norte Fluminense para análise. A partir dos resultados obtidos, são realizados levantamentos de dados na plataforma SIMBA/Petrobrás, visando estabelecer um mapeamento de áreas de maior índice de encalhes e maiores concentrações dos elementos. E assim, permitindo o desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental visando construir, conhecimentos, habilidades, atitudes de preservação do ambiente, o objetivo da elaboração de posts em rede social (Instagram), palestras e banners é de transformar conhecimento técnico científico em informações didáticas, para que assim seja impulsionado a conscientização sobre o meio ambiente e disseminação de informações ao público-alvo.