Processamento e interpretação de imagens de satélite geoestacionário sobre o Estado do Rio de Janeiro e adjacências durante a ocorrência de tempestades severas

Os satélites meteorológicos são ferramentas imprescindíveis para a Meteorologia, pois os mesmos cobrem áreas remotas sobre os oceanos e continentes, contribuindo decisivamente para uma melhor compreensão e quantificação de fenômenos atmosféricos e parâmetros relevantes para o monitoramento e a previsão do tempo. Esta função se torna ainda mais importante em países que carecem de uma rede adequada de coleta de dados e de observação convencionais, como é o caso do Brasil e particularmente o Estado do Rio de Janeiro (RJ) e o Oceano Atlântico Sul. Sendo assim, os objetivos deste projeto são processar e interpretar as imagens do satélite meteorológico Geostationary Operational Environmental Satellite (GOES-16) sobre o Estado do RJ e adjacências durante a ocorrência de tempestades severas no período de 2018 a 2022. O projeto será desenvolvido mediante a realização de quatro etapas, conforme segue. Na primeira etapa serão adquiridos e processados os arquivos GOES-16 para os canais 2 e 13, que se encontram disponíveis nos websites da National Atmospheric and Oceanic Administration (NOAA) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Para tanto, serão utilizadas rotinas desenvolvidas em linguagem de programação Python. Na segunda etapa serão selecionados os eventos de tempestades severas que ocorreram no Estado do RJ e que causaram um maior impacto social e econômico no Estado durante o período estudado. Nesta etapa serão utilizadas as imagens GOES-16 e boletins meteorológicos mensais. Na terceira etapa serão analisadas as imagens GOES-16 durante a ocorrência dos principais eventos de tempestades severas sobre o Estado do RJ. Na quarta etapa serão apresentados os resultados deste projeto ao público-alvo mediante a realização de palestras. Com o desenvolvimento deste projeto, espera-se promover ao público e um melhor entendimento sobre a interpretação das imagens de satélites meteorológicos e a identificação de tempestades severas sobre o Estado do RJ por meio de satélites. Espera-se também aumentar o acervo digital de imagens de satélites do Laboratório de Meteorologia (LAMET) da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), viabilizando assim a realização de novas pesquisas científicas.