Núcleo de Acessibilidade Pedagógica – NAP

Embora a demanda máxima de matrículas para a educação especial em nível superior em nosso Estado ainda esteja muito longe de um número aceitável, este número vem aumentando de acordo com o Censo Escolar do MEC. Assumindo uma expectativa de conversão de matrículas especiais nos anos iniciais do ensino fundamental para o ensino médio de apenas 50%, a demanda máxima para em nível superior chegará à aproximadamente 13.000 matrículas nos próximos anos. Para atender esta demanda, e garantir o acesso ao nível superior, é preciso que as ações do projeto se estendam deste o nível infantil até o nível superior. Apresentamos neste projeto algumas práticas e ações voltadas para o apoio à inclusão de alunos com deficiência no sistema de ensino em níveis infantil, básico, médio e superior das escolas regulares da Região Norte e Noroeste Fluminense. Dentre as ações e práticas propostas podemos destacar: a)desenvolvimento e elaboração de materiais didáticos inclusivos, para disponibilização gratuita em plataforma digital e por outros meios; b)oferecimento de cursos de extensão para formação inicial e continuada de discentes e professores nos temas educação inclusiva e tecnologias digitais da informação e comunicação; c)divulgação em plataformas digitais e mídias sociais das práticas e ações para a educação inclusiva realizadas pelo projeto e também por outras instituições; d)cadastramento e acompanhamento pedagógico de alunos com deficiência matriculados na educação regular da Região Norte e Noroeste Fluminense do Estado do Rio de Janeiro desde o nível infantil até o nível superior. e) elaboração e submissão de projetos para fomento técnico e financeiro de ações dentro do tema educação inclusiva. A metodologia geral a ser adotada envolve a utilização de tecnologias digitais de informação e comunicação aliada aos métodos tradicionais de ensino-aprendizagem aplicadas na elaboração de materiais didáticos, cursos de capacitação e divulgação das atividades. Atualmente a estrutura física do Núcleo de Acessibilidade Pedagógica (NAPUENF) está razoavelmente adequada para a realização das práticas e ações propostas no projeto, estando a disposição: infraestrutura física com espaço próprio com área técnica e espaços para a realização de práticas, oficinas e atendimento pedagógico, por exemplo. Neste espaço estão disponíveis atualmente: computadores, calculadoras especiais, impressoras especiais (texto e Braille), impressora 3D, equipamento para a reprodução de materiais por termoformatação, programas para tradução texto para Braille e vice-versa; programas para construção de gráficos 3D, gravadores de voz para aulas e livros orais, ambiente para filmagem e edição de vídeos com inclusão de legendagem em libras e, materiais de papelaria diversos. A escassez de material didático homogêneo e apropriado somada as deficiências da formação docente inicial e continuada de professores para a educação inclusiva dificulta o aprendizado dos alunos com deficiência e muitas vezes desestimula a escolha de carreiras relacionadas as áreas científicas e tecnológicas. Espera-se que com as ações deste projeto a UENF possa contribuir para a formação de alunos com deficiência e também de profissionais mais bem preparados para atuarem na 4 educação inclusiva principalmente nas Regiões Norte e Noroeste Fluminense. – Público-Alvo: alunos com deficiência incluídos na rede regular de ensino de Campos dos Goytacazes e Região Norte e Noroeste Fluminense desde a educação infantil até o nível superior. Em relação a formação inicial e continuada de professores o público alvo são discentes de cursos de licenciatura e professores da educação básica, ensino médio e superior da Região Norte e Noroeste Fluminense. – Área de abrangência: Escolas da Região de Campos dos Goytacazes, Norte e Noroeste Fluminense

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