NUPERJ – Núcleo de Pesquisa Econômica do Rio de Janeiro

A carência de dados estatísticos e análises econômicas sobre o território fluminense são problemas consensuais que têm dificultado o planejamento econômico e a indução pública a projetos estruturantes importantes para o desenvolvimento estadual. É nesse contexto que o NUPERJ se apresenta como uma alternativa fundamental, especialmente por considerar a inserção das mesorregiões do estado do Rio de Janeiro na análise. O presente projeto tem como alguns de seus objetivos fornecer dados estatísticos de confiança sobre o estado do Rio de Janeiro, de maneira detalhada, de modo a suprir a necessidade do setor público e privado, para que possam apoiar seus projetos e influenciar de maneira positiva o desenvolvimento regional. A estratégia de ação do NUPERJ se dá por meio da publicação, na página virtual do projeto anexada ao sítio eletrônico da UENF, de boletins econômicos com periodicidade mensal sobre a situação do emprego, renda, exportação, entre outros dados fundamentais sobre o quadro econômico de toda a região fluminense. Do mesmo, são publicados pelo projeto artigos científicos de autores colaboradores, informativos econômicos mensais e textos técnicos que apoiam políticas públicas com informações relevantes. Em operação há 4 anos, alguns resultados do NUPERJ comprovam a sua relevância através da criação de uma base dados solidificada que já conta com dezenas de boletins e demais trabalhos que contribuem de maneira efetiva para a análise conjuntura econômica fluminense.

Coordenador: Alcimar das Chagas Ribeiro
e-mail: alcimar@uenf.br