CIRCUITO UNIVERSITÁRIO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA: OUTRA ECONOMIA ACONTECE – ANO 12

O projeto está ligado ao Programa Institucional de Extensão Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares ITEP/UENF. Está focado em formação, nos processos de comercialização e trocas solidárias realizadas de forma direta entre produtores organizados e consumidores. O público alvo são trabalhadores autogestionários inseridos na ITEP e no Fórum ECOSOL de Campos dos Goytacazes, formando uma rede com mais de seiscentas pessoas organizadas em empreendimentos suprafamiliares e coletivas de trabalho. As feiras configuram-se como importante estratégia de comercialização, espaço de experimentação de venda direta do produtor ao consumidor. A Cantina do Tio Briza é um laboratório social no apoio das ações do projeto e funciona no Campus da UENF, especialmente para fortalecer e ampliar essa ponte entre universidade e sociedade. Esses trabalhadores ao longo dos anos foram inseridos no mundo digital para o e-commerce onde recebem assessoria técnica e formação segundo necessidades específicas de cada um. A metodologia é da pesquisa-ação para assegurar a participação democrática dos envolvidos. Como resultados espera-se ampliar o número de empreendimentos autogestionários, fortalecer os empreendimentos já existentes, estimular novas formas de organização e criar as condições para discussão sobre o tema da economia solidária, desenvolvimento local e sustentabilidade ambiental com as práticas econômicas da economia solidária. Os circuitos de comercialização ocorrem em parceria com outras universidades como UCAM, Universo, FMC, UFF, Estácio de Sá. Destaque para algumas formações em parceria com outras instituições, a exemplo o III Varal Científico, III Encontro Nacional de Economia Solidária (parceria com a Faperj) e o Curso de Fotografia e Mídias Digitais.