POTENCIAL DE USO DE GENÓTIPOS DE CAPIM ELEFANTE PARA A ALIMENTAÇÃO ANIMAL NA REGIÃO NORTE FLUMINENSE

A região Norte do estado do Rio de Janeiro contribui significativamente para a produção de carne e leite no estado. Entretanto, o desempenho de seu rebanho é influenciado por uma série de fatores, entre eles a baixa eficiência no uso de forrageiras e pastagens como base da alimentação animal. As capineiras de capim-elefante são a principal reserva de forragem para a época mais crítica do ano (época da seca). O projeto tem como objetivos indicar um conjunto de genótipos mais adaptados às condições edafoclimáticas da região Norte Fluminense com o intuito de promover o fortalecimento da pecuária local, contribuindo para a economia e aumentando a oferta de carne e leite da região. Além disso, tem-se como finalidade estabelecer conexões entre universidades e produtores rurais da região, que buscam desenvolver tecnologias e ações integrais e estimular o desenvolvimento do setor do agronegócio. Uma importante medida adotada pelo projeto, no ano de 2023, foi a implantação de uma Unidade Demonstrativa de capim-elefante na Escola Técnica Estadual Agrícola Antônio Sarlo (ETEAAS/FAETEC), que auxiliará na formação de Técnicos em Agropecuária com conhecimento sobre práticas corretas de formação e utilização de uma capineira de capim-elefante.