Democratização do acesso ao ensino superior: a contribuição do Pré-Vestibular Social Teorema como política pública de ampliação da igualdade de oportunidades

O Pré-Vestibular Social Teorema é uma iniciativa que reflete o compromisso da universidade com a democratização do acesso ao ensino superior. Idealizado entre 2002 e 2003 por pós-graduandos da UENF, o projeto nasceu da necessidade de oferecer uma oportunidade concreta para estudantes de comunidades externas, permitindo sua preparação de forma adequada para os vestibulares. Desde a sua criação, o Teorema tem sido um exemplo de como a integração entre a academia e a sociedade pode gerar impactos positivos. Anualmente, o projeto recebe cerca de 150 alunos que são selecionados com base em critérios que priorizam o social e contam com uma equipe qualificada de professores pós-graduandos UENF e bolsistas de extensão. O diferencial do projeto está na diversidade dos métodos pedagógicos, que vão além da simples transmissão de conteúdo. As aulas são elaboradas de forma a estimular o pensamento crítico, a capacidade de resolução de problemas e a autonomia dos alunos. Ademais, o projeto oferece uma estrutura de estudo em um ambiente universitário, contribuindo para a familiarização dos estudantes com o ambiente acadêmico e aumentando suas chances de sucesso nos exames.

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