Equilíbrio entre corpo e mente no Karatê e Jiu-Jitsu

O presente projeto dá continuidade a um trabalho iniciado em 2009, que demonstrou resultados positivos e, atualmente, integra-se a um Programa de Extensão com os mesmos princípios. Sua finalidade principal é oferecer a prática de duas modalidades esportivas, karatê e jiu-jitsu, à comunidade estudantil de Campos-RJ, estendendo-se também à comunidade em geral. O objetivo é proporcionar impactos positivos na vida dos participantes, como o aprimoramento físico e mental, a melhoria da qualidade de vida, o fortalecimento da vida acadêmica e a promoção de um convívio social saudável, além de difundir os princípios éticos das artes marciais.

A prática de esportes no ambiente universitário, como parte integrante da cobertura universal de saúde, contribui para um ambiente saudável e produtivo, promovendo tanto o desempenho acadêmico quanto o bem-estar pessoal dos estudantes.

Para alcançar os objetivos do projeto, é realizada uma coleta de dados semestral por meio de questionários no “Google Forms”, validados no contexto brasileiro. Esses questionários permitem uma análise qualitativa e quantitativa dos resultados. A qualidade de vida é avaliada de forma genérica pelo questionário SF-36 (Ciconelli, 1999), composto por 11 perguntas que avaliam 8 aspectos. Já a autoestima é mensurada pelo questionário de Rosenberg, que consiste em 10 perguntas. Além disso, os alunos preenchem um questionário de cadastro para controle e acompanhamento do projeto.

Atualmente, os resultados práticos demonstram avanços significativos: no karatê, cerca de 71,43% dos praticantes apresentam elevada autoestima, enquanto no jiu-jitsu esse percentual é de 64,29%. Além disso, a maioria dos domínios avaliados, tanto no karatê quanto no jiu-jitsu, tem apresentado melhoria ao longo do tempo de prática. Esses resultados são considerados satisfatórios, uma vez que os praticantes demonstram maior estabilidade mental e melhor condicionamento físico.

NOTÍCIAS

EDITAIS

FORMULÁRIOS

plugins premium WordPress