Equilíbrio entre corpo e mente na Defesa Pessoal e Pilates

A manutenção da saúde, da funcionalidade e da autoestima do ser humano depende de fatores que são inerentes, principalmente, à personalidade e ao estilo de vida de cada. Nesse contexto, algumas práticas adotadas pelo indivíduo são mais eficientes e mostram resultados muito vezes surpreendentes. Consagradamente, a prática desportiva merece destaque pois permite a difusão dos valores positivos e proativos, contribuindo assim para a formação física e mental, auxiliando na construção do caráter do indivíduo. Exemplos do uso da prática desportiva com tal objetivo são observados em algumas unidades educacionais, onde a prática de esportes faz parte dos currículos pedagógicos obrigatórios. Na comunidade universitária brasileira, particularmente, a prática de esportes ainda não atingiu a atenção devida e ainda não faz parte do seu cotidiano. Nesse sentido, o presente projeto tem por objetivo avaliar quantitativamente como modalidades destinadas ao aprimoramento físico contribuem na saúde física e mental da comunidade estudantil nos diversos níveis de nível ensino: fundamental, médio, superior e pós- graduação. Nesse projeto, que está integrado a outros três, serão consideradas duas modalidades, largamente difundidas: Defesa Pessoal e Pilates. A primeira é uma atividade relacionada às artes marciais voltadas para a educação física e o treinamento, através do aprimoramento técnico, comportamental e mental, presando pelo desenvolvimento da disciplina, autoestima e do autodomínio, além de incutir maior segurança pessoal. A segunda é considerada uma atividade complementar às artes marciais que permite para aprimorar a força, flexibilidade e o controle motor. Pretende-se
utilizar como mecanismos de avaliação a evolução de parâmetros físicos de desempenho do praticante das modalidades acima descritas correlacionados ao desempenho acadêmicos.

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