As árvores atendem anseios paisagísticos, com impactos positivos na qualidade ambiental e, consequentemente, na saúde física e mental das populações urbanas. As áreas verdes são capazes de atrair a população para atividades de trabalho, esporte e lazer, como se pode observar hoje nos campi da UENF.
Entretanto, o usuário pouco sabe sobre as espécies que compõem o ambiente, muitas vezes, admirando-as apenas pela beleza.
O projeto Árvores da UENF realiza levantamentos de campo, identificação e disponibiliza informações científicas e populares sobre as árvores dos campi, sobre as espécies alvo de pesquisas por grupos da instituição e outras, sob demanda.
Os dados encontram-se em https://uenf.br/projetos/arvoresdauenf/, e disponibilizados por códigos bidimensionais impressos em placas que são fixadas em alguns indivíduos de cada espécie.
Além disso realizamos comunicação com mídias sociais, atingindo público diversificado; distribuímos mudas; damos cursos de capacitação em temas voltados para questões florestais; atuamos em eventos diversos de extensão; e realizamos plantios dentro dos campi da UENF.
Foi iniciada a série de publicações “Árvores: da semente à muda”, a nova roupagem da “fofoca verde”, e em breve teremos a criação das séries “Árvores icônicas da cultura POP”; “Árvores símbolos”; “Árvores da literatura”, e inserção do tema “produtos e serviços florestais”, cuja abordagem dará destaque aos serviços ambientais e aos produtos madeireiros e não madeireiros potenciais.
Buscamos, assim, esclarecer e sensibilizar o público diverso, estimulando a percepção das pessoas e despertando seu interesse pela preservação.
COORDENADORA: Profa. Deborah Guerra Barroso
EMAIL: deborah@uenf.br