Capacitação e treinamento de alunos do curso de licenciatura em ciências biológicas – EaD/UENF sobre a elaboração de iogurte e ênfase sob seus benefícios a saúde: Replicadores de ações pró-ativas em comunidades – ANO III

O Brasil vem passando por uma grande crise econômica por cerca de 5 anos e que foi agravada pela pandemia do COVID 19. O estado do Rio de Janeiro está passando por um problema ainda maior com a queda das receitas, a economia é grande representante do PIB brasileiro e o setor terciário o mais importante, o investimento em novas áreas seria uma forma de contornar essa crise e o aumento do custo de vida, sobretudo para o setor alimentício, atrelado a eventual diminuição de importação de insumos agrícolas neste momento de grave crise mundial, incluído a busca por novos mercados para atendimento a Europa no setor agrícola e de alimentos. Um investimento agrícola e alimentício geraria novos empregos, diminuiria a dependência do Estado na área de turismo e no setor do extrativismo mineral. Este trabalho tem como objetivo agregar valor ao milho superdoce produzido na região do Norte Fluminense através do desenvolvimento de iogurte e bebida láctea adicionado de milho superdoce, que podem influenciar beneficamente na imunidade e a saúde como um todo: má alimentação, estresse, privação de sono, má digestão e absorção de nutrientes, sedentarismo, entre outros, podem afetar os organismos, sobretudo, após o período de pandemia ocasionado pelo COVID-19, em que os organismos necessitam de alimentos probióticos. Esse é o ano II do projeto que propicia a capacitação dos estudantes da Educação a Distância do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UENF. A capacitação e treinamento de alunos do curso Bio/EaD/UENF, nos pólos sob a responsabilidade da UENF, visa a elaboração de iogurte natural e de polpa milho superdoce, incentiva os alunos treinados e capacitados para serem replicadores quanto a elaboração de iogurtes, já que são enfatizados os benefícios a saúde para a população local, como nas escolas, igrejas, feiras agropecuárias, entre outros. Os polos serão definidos conforme a necessidade da Coordenação das disciplinas de Extensão, de modo que possa alcançar o maior número de alunos possíveis. Esses graduandos são treinados e capacitados para a elaboração de iogurte natural e adicionado de polpa de milho superdoce, ressaltando-o como alimento funcional e que traz vários benefícios ao organismo. Após o treinamento, os discentes repassam às comunidades o conhecimento adquirido, que conta com apontamentos além do preparo do iogurtes, também com a ideia de uma alimentação mais balanceada e saudável, influenciando na saúde da população, e que a falta de asseio e limpeza podem ocasionar as doenças transmissíveis por alimentos (DTAs), e que estas levam aos maiores gastos com a saúde pública e perda em dias de trabalho. As formulações preparadas por eles serão submetidas a análises físico-químicas e microbiológicas no Laboratório de Tecnologia de Alimentos, para que possam ser avaliadas se o material produzido está dentro das normas vigentes para consumo, em caso contrário, serão corrigidas quanto as especificações e, um novo treinamento minimizando e erradicando os erros cometidos ao longo do preparo do material elaborado. Espera-se ao final dos treinamentos que estes sejam capazes de repassar os conhecimentos adquiridos ao longo do projeto.