Coleção de Plantas do Herbário HUENF e seu papel na conservação da biodiversidade.

As coleções biológicas fornecem um registro da biodiversidade regional, sendo importantes fontes de informação para elaboração de inventários, identificação taxonômica de espécies, indicação de espécies ameaçadas, e ampliação dos registros biogeográficos. Coleções permitem também o monitoramento das modificações na biota em longo prazo, não apenas na composição das comunidades, mas também com a utilização dos espécimes como “filtros biológicos” para detecção de poluentes ou alterações genéticas em populações. Estes acervos da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro são de importância fundamental como testemunhos dos ecossistemas regionais e como fonte de informações relevantes para o poder público na gestão dos recursos e serviços da biodiversidade. Este projeto tem como principal objetivo disseminar o conhecimento sobre a biodiversidade de plantas da Região Norte Fluminense e capacitar estudantes e profissionais para a consulta e uso das coleções de Plantas como fonte de pesquisa e de informações relevantes na conservação da biodiversidade. Adicionalmente, o projeto objetiva ampliar o acervo das Coleções de Plantas da UENF, permitindo investigações mais aprofundadas sobre identidades taxonômicas, distribuições geográficas e padrões de história de vida das espécies de plantas do Norte e Noroeste do Rio de Janeiro.