Coleta Seletiva: Elo da Cadeia de Reciclagem e Recuperação dos RESÍDUOS, uma Atividade da Gestão de Recursos-Ano_5

A presente proposta tem como justificativa evidenciar um resultado, que foi percebido desde anteriores projetos com a coleta seletiva executada no Campus da UENF. Este é, ao constatar-se armazenamento em boas condições de materiais reutilizáveis (por exemplo: caixas de papelão; componentes eletrônicos, garrafas plásticas e lonas de cartazes) tais tornaram-se úteis: para atividades como de manutenção (peças de reposição) dentro do Campus, e/ou transformados ou trabalhados artesanalmente alguns resíduos, são úteis em lares ou laboratórios de membros da comunidade UENFiana. Assim, os resíduos secos ou recicláveis ao serem coletados, armazenados separadamente, no local batizado de Centro de Triagem (térreo da torre do P5) recupera valor: como insumo ou matéria prima. Este fato que faz parte da tendência ambientalmente sustentável, presente no conceito de Economia Circular, que é a de manter os recursos em uso o maior tempo possível e de reutiliza-los da maneira mais eficiente factível. Uma mudança de atitude destinada a prevenir, compreender e solucionar o problema dos resíduos ou “lixo” que precisa da participação compartilhada de todos os cidadãos. As experiências e pesquisas, de membros da universidade, que apoiam as atividades de separação de resíduos no ponto de origem, configuram a interação dialógica com a sociedade por meio da troca de conhecimentos, da participação e do contato com os problemas complexos presentes. Auxiliando assim para um desenvolvimento integral no campus universitário, na cidade e na região. Visando as práticas sustentáveis no campus, o projeto continuará com a captação de matéria prima (coleta seletiva) para a reutilização e/o recuperação de recursos, isto é, materiais recicláveis de um Instituto de Ensino Superior para um descarte seguro. Sendo assim, continuar-se-á promoção e apoio para o engajamento dos membros da UENF em programas de reciclagem e recuperação de materiais por meio de palestras educacionais de consumo consciente em escolas e Feiras de Ciência Itinerantes, aumentando o conhecimento sobre o valor dos resíduos, continuarão a ser desenvolvidos protótipos de objetos lúdicos, utilitários, explicativos e/ou educativos e principalmente dar-se-á maior empenho na preparação da divulgação de boas práticas no descarte de resíduos, de pesquisa com artigos científicos sobre a Politica Nacional de Resíduos Sólidos e sua prática no que é definido como a evolução da Economia Linear para a Economia Circular (EC). A EC procura um sistema econômico mais sustentável, capaz de garantir produção e consumo mais limpos, mais seguros, sem geração de resíduos, porque incentiva que estes sejam absorvidos como insumo de outras atividades industriais pela inovação da tecnologia em geral, começando a potencializar o ensino e a inovação. Sem deixar de evidenciar o importante papel social e ambiental praticado pelos catadores(ras) da cidade que são invisíveis para a aplicação do reconhecimento económico-social-legal pelo serviço ambiental por eles oferecido com o trabalho de coleta e triagem de reutilizáveis aproveitados pela indústria da reciclagem.