Do Plástico ao Microplástico: Educação ambiental e reciclagem em Campos dos Goytacazes

A utilização e contaminação por plásticos no mundo está sendo amplamente discutida não só pelo volume de resíduos sólidos gerados em lixões, aterros sanitários e até mesmo em corpos aquáticos. Estes resíduos, tem chegado a nossa mesa, através da ingestão de alimentos e águas contaminadas e até mesmo com a inalação de microplásticos que estão na atmosfera. Apesar destes microplásticos poderem ser fabricados diretamente em pequenos tamanhos, a maior fonte de entrada destes compostos no ambiente é através da degradação de plásticos maiores descartados no ambiente de maneira descontrolada e expostas a intempéries. Sendo assim, a melhor maneira de evitar que estes contaminantes sejam gerados é realizando um processo de conscientização, coleta e reciclagem do plástico para evitar que eles cheguem até o ambiente. Portanto, os objetivos deste projeto são: 1-Conscientizar através da educação ambiental e através do ensino de química e biologia, sobre o uso de plásticos, sua reciclagem e impacto no ambiente. 2-Realizar uma campanha de coleta de plásticos, focando nos micro-lixos, como tampas de garrafas de plástico e de caixas de leite etc., além de canudos e pequenos lixos plásticos, expandindo a coleta tanto na UENF, como em alguns centros comerciais de Campos dos Goytacazes. 3-Destinar as tampas de plástico coletadas para alguma instituição que possa revender este material para usinas de reciclagem e usarem este dinheiro para a alfabetização de crianças. Com dois bolsistas de extensão da UENF, um de biologia e outro de química, pretende-se trabalhar no Colégio Estadual Nelson Pereira Rebel e no CIEP 268 do distrito de Travessão com dinâmicas de aprendizagem com a temática “Dos plásticos aos microplásticos: o que eu tenho que ver com isso?” Na segunda parte do projeto, pretende criar pontos de coleta de tampas de plástico na UENF e na cidade e realizar campanhas de conscientização para coleta de micro-lixo na praia de Grussaí em São João da Barra. As tampas coletadas deverão ser destinadas a uma ONG da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes de Campos dos Goytacazes que realiza um projeto de alfabetização de crianças carentes para obter recursos para lanches e materiais escolares para este projeto. Para esta segunda parte, deverá ser solicitadas mais duas bolsas que poderão ser universidade aberta, com capacitação de nível médio ou em curso.