ESPOROTRICOSE EM CAMPOS DOS GOYTACAZES: DIAGNÓSTICO, CONTROLE E PREVENÇÃO

A esporotricose é uma zoonose causada pelo fungo complexo Sporothrix que engloba as espécies: S. schenckii, S. albicans, S. lurie, S. brasiliensis, S. globosa e S. mexicana. A ocorrência desta doença tem sido crescente em animais no Estado do Rio de Janeiro, especialmente em gatos. Este projeto de extensão tem como objetivos o diagnóstico e o tratamento da esporotricose em animais domésticos, a conscientização de tutores, estudantes e funcionários de escolas acerca da doença, dando-se ênfase na sua profilaxia e controle, bem como o encaminhamento de contactantes com lesões suspeitas ao atendimento médico. Além disso, o projeto possui o objetivo de mapear as áreas do Município mais frequentemente acometidas pela patologia, para que futuramente a ação de conscientização seja mais direcionada a estes pontos. Para tanto, são feitos contatos com os médicos veterinários atuantes no Município de Campos dos Goytacazes, para que os mesmos possam auxiliar no encaminhamento de casos suspeitos. Animais domésticos, em especial cães e gatos que possuírem lesões suspeitas de esporotricose são avaliados clinicamente, e com o auxílio de swabs estéreis coleta-se material das feridas ulceradas e/ou nódulos cutâneos para posterior isolamento da forma micelial do fungo, em colaboração com o Laboratório de Sanidade Animal, através da passagem do material em placas de petri contendo agar Sabouraud Dextrose a 4% (Himedia) acrescido de cloranfenicol (50 mg/l) e cicloheximida (400 mg/l – Sigma-Aldrich, EUA) com incubação a 25-30oC. Para confirmação do diagnóstico, as cepas isoladas na forma micelial serão convertidas para a forma de levedura através do cultivo em agar YPD (levedura, peptona, dextrose) a 37ºC por sete dias. Os resultados obtidos são informados aos médicos veterinários atuantes em cada caso, para que o tratamento adequado seja prescrito. Os tratamentos dos animais positivos são realizados pelo proprietário do animal e prescritos pelos médicos veterinários responsáveis pelos atendimentos dos casos. Proprietários que apresentarem queixas de lesões suspeitas serão encaminhados ao atendimento clínico, a ser realizado por um médico dermatologista, parceiro do projeto. Serão ainda realizadas palestras educativas e demonstrações em feiras de ciências a respeito da zoonose em escolas da região buscando-se enfocar para as características da doença, importância, medidas de profilaxia e controle da mesma. Com o desenvolvimento deste projeto espera-se a obtenção de dados epidemiológicos desta zoonose em animais domésticos em Campos dos Goytacazes, RJ, bem como a conscientização da população e tratamento dos pacientes positivos. Espera-se ainda o mapeamento das áreas mais frequentemente afetadas para que haja a intensificação dos trabalhos nestes locais.