LETRAMENTO CIENTÍFICO DE ALUNOS DO ENSINO BÁSICO ATRAVÉS DE AULAS PRÁTICAS INVESTIGATIVAS E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS. ANO III

O ensino de ciências precisa melhorar. Atuamos em colégios públicos aplicando aulas práticas investigativas e na formação continuada de professores. Associamos o conceito de letramento científico ao de aulas investigativas. Montamos laboratórios didáticos de ciências e atuamos no Colégio Estadual Dr. Sylvio Bastos Tavares e no Centro Educacional Municipal do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Açúcar de Campos localizados em Campos dos Goytacazes. A hipótese é que a vivência científica proporcionada por aulas práticas investigativas permite aprendizagem com desenvolvimento de habilidades e competência de conceitos científicos gerando letramento científico. Projeto aprovado no CEP, protocolo 4.485.105. Bolsistas de extensão têm desenvolvido e aplicado protocolos de aulas práticas investigativas. Assim, garantimos experiência, formação continuada aos bolsistas e professores, além de verificar estratégias de ensino que promovam o letramento científico de alunos do ensino básico.