Letramento científico de alunos do ensino básico através de aulas práticas investigativas e a formação continuada de professores de ciências: ano V

Projeto iniciado em 2008, aprimora o ensino de ciências em colégios públicos de Campos com aulas práticas investigativas e formação continuada de professores (FCP). Via FAPERJ, MEC e UENF, estruturamos laboratórios didáticos em 4 colégios, incluindo Dr. Sylvio Bastos Tavares (CESBT), e Centro Educacional Municipal do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Açúcar de Campos (CEMSTIAC). Promovemos aulas práticas e realizamos 20 cursos de FCP, abordando uso do laboratório, práticas investigativas e letramento científico (LC). Aulas investigativas estimulam alunos a observar, formular hipóteses, testar, interpretar resultados e concluir. Acreditamos que essa abordagem fortalece o aprendizado e o raciocínio científico. Recursos audiovisuais e produção de textos são usados para leitura, interpretação e pesquisa, favorecendo LC. Com a Coordenação de Ciências, oferecemos FCP, compartilhando experiências. Bolsistas da UENF desenvolvem e aplicam protocolos de ensino no CESBT, CEMSTIAC e na FCP.

NOTÍCIAS

EDITAIS

FORMULÁRIOS

plugins premium WordPress