Otimização do atendimento aos animais de companhia realizado no Hospital Veterinário da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Ao longo dos últimos anos, o Hospital Veterinário (HV) da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) vem sendo cada vez mais demandado, neste hospital há uma vasta rotina que abrange atendimentos nas áreas de clínica, cirurgia, reprodução, análises clínicas/histopatológicas e diagnóstico por imagem, além de serem desenvolvidos vários importantes projetos de extensão, projetos de pesquisa e uma intensa atividade discente. Vislumbrar a busca de um atendimento cada vez mais sedimentado naturalmente exige a busca de um organograma objetivo e exequível, para tal, há que se otimizar todo a engrenagem já implantada no atendimento do referido hospital, otimizar consiste em elaborar um planejamento estratégico e adequado para uma gestão eficiente, sempre em busca de padrões de excelência, baseado nesse propósito há a fundamental participação do corpo docente, dos residentes e de todo aparato administrativo que atua no atendimento diário do hospital veterinário, todos esses detalhes alicerçam de forma indubitável a geração de conhecimento para todos os envolvidos nas atividades pertinentes, além de fortalecer o elo social entre a comunidade e o própria UENF, seguindo essa premissa é fundamental que se valorize a chamada triagem clínica, objetiva-se com esse projeto, permitir através de bolsas na modalidade “Universidade aberta” a participação de médicos veterinários na supracitada triagem clínica, vale ressaltar que um dos objetivos da triagem é salvar um maior número de vidas e ao mesmo tempo poupar recursos profissionais envolvidos (FRY & BURR, 2002), fortalecendo o contexto, no caso do HV/UENF a “saúde familiar, saúde animal e o bem estar social”, ou seja, a partir da triagem clínica o paciente é rapidamente encaminhado para o setor que deve de fato realizar o atendimento, a saber, clínica médica, clínica cirúrgica, reprodução ou diagnóstico por imagem, assim conclui-se que é uma demanda fundamental e importante, priorizando todo atendimento posterior à chegada do paciente ao HV. 1.10. Palavras-chave: hospital veterinário, bem estar social, medicina veterinária. 1.11. Público-alvo (qualitativo): Tutores de pequenos animais domésticos, residentes, docentes e todos que estão envolvidos com a rotina do HV. 1.12. Público atingido (quantitativo): De acordo com dados anteriores há possibilidade de se atender cerca de 2000 pacientes em doze meses. 1.13. Carga Horária: 20 horas semanais para os discentes e para os bolsistas “Universidade aberta”. 1.14. Local de atuação: Setor de Clínica Médica dos pequenos animais domésticos/ Hospital Veterinário/CCTA/UENF. Av. Alberto Lamego, 2000 – Parque Califórnia – Campos dos Goytacazes/ RJ – CEP: 28013-602, Tel.: (22)2739-7354.