Reciclagem de pilhas e baterias: da conscientização ambiental à produção de combustível via eletrocatálise

A didática desempenha um papel crucial no sucesso do processo educativo. O professor deve priorizar o nível semântico do processamento cognitivo, conferindo significado aos conceitos abordados, que muitas vezes estão distantes do cotidiano dos estudantes. A experimentação científica é essencial para que os alunos estabeleçam uma conexão duradoura com os conceitos, indo além da simples memorização. Além disso, os alunos podem entrar em contato com temas atuais que são objeto de estudo em instituições de pesquisa. O despertar do interesse pela ciência pode gerar novos talentos e ampliar o apoio da população a um setor tão relevante para a sociedade. Nesse contexto, propõe-se um plano de extensão universitária que integra ensino e pesquisa, com o objetivo de divulgar o projeto de pesquisa desenvolvido na UENF pelo Grupo de Eletrocatálise. Esse plano inclui a preparação de aulas práticas e oficinas que utilizam pilhas e baterias esgotadas, abordando o tema Matéria e Energia, direcionadas a estudantes do ensino básico. Além disso, busca-se promover a divulgação científica para conscientizar a população sobre a importância do descarte adequado de pilhas e baterias, bem como da adoção de processos sustentáveis para a obtenção dos metais que compõem esses dispositivos. Essas iniciativas são fundamentais para alcançarmos a soberania nacional na produção e armazenamento de energia. Tais processos ganham ainda mais relevância quando implementados por meio de técnicas eficientes e de baixo custo, como as técnicas eletroquímicas.

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