TECCOM – Divulgação de Empreendedorismo e Inovação na comunidade do Norte Fluminense

A região norte-fluminense como um todo, e especificamente Campos e Macaé que possuem um campus universitário da UENF, tem se destacado na seara de empreendedorismo e inovação. Resultados recentes dos editais FAPERJ do programa “Doutor Empreendedor” evidenciaram uma característica empreendedora dos egressos dos programas de pós-graduação da região, e em especial da UENF. Aliado a esses resultados estão a segunda colocação no Estado da UENF no Ranking das Universidades Empreendedoras em 2021, promovido pela Confederação das Empresas Juniores, a Brasil Junior (https://uenf.br/portal/noticias/uenf-se-destaca-em-ranking-dasuniversidades-empreendedoras/). São inegáveis os resultados recentes em direção ao empreendedorismo inovador nos últimos anos, conectando os resultados das pesquisas científicas, realizadas nos laboratórios de pesquisa, às demandas da sociedade, e uma das formas de realizar essa extensão dos achados advindos da ação universitária é justamente o empreendedorismo. Por ano, cerca de 3.000 doutores são formados nos programas de doutorado do Estado do Rio de Janeiro, e a grande maioria não é absorvida pelos concursos de magistério superior ou ensino privado. Vultuosos recursos públicos foram investidos ao longo das carreiras desses pesquisadores, e opções de retorno à sociedade desse investimento público realizado devem ser criadas. As chamadas startups, ou empresas de base tecnológica que tem o seu negócio baseado em pesquisas realizadas na universidade, também conhecidas como spin-offs universitárias e servem de inspiração para todo ecossistema e desenvolve a cultura do empreendedorismo e inovação. O objetivo da presente proposta é dar visibilidade às realizações de spin-offs acadêmicas, estejam incubadas na TECCAMPOS ou não, por meio da produção de conteúdo digital e veiculados em plataformas de redes sociais, de modo a promover o conhecimento das mesmas por parte da população, e assim contribuir com o desenvolvimento de uma cultura empreendedora para a região. modo a promover o conhecimento das mesmas por parte da população, e assim contribuir com o desenvolvimento de uma cultura empreendedora para a região. Público-Alvo: População regional interessada nos temas universitários, em específico, empreendedorismo e inovação.