Apresentação

Em sintonia com as diretrizes gerais de Darcy Ribeiro para a UENF, o curso de Bacharelado em Administração Pública da UENF admitiu sua primeira turma em 2012. Já completamos onze anos, em 2023.

O curso tem como objetivo formar sólidas competências técnicas para atuarem, prioritariamente, na administração pública (federal, estadual e municipal). Porém o egresso também adquire formação para atuar em organizações do terceiro setor e em empresas privadas. A nota 4,0 no ENADE 2018 o destacou como o sexto melhor curso de Administração Pública do país entre 61 avaliados.

Recentemente o curso passou por intensa reestruturação, e nesse primeiro semestre de 2023 começou a ser implementado o novo Projeto Pedagógico do Curso. Fundamentado nos princípios da “formação baseada por competências”, o curso é interdisciplinar e transdiciplinar e contempla três eixos de formação:

Conteúdos de formação básica: neste eixo se articulam conteúdos de Ciência Política, Ciências Contábeis, Direito, Economia, Filosofia, Matemática, Psicologia e Sociologia.

Conteúdos de formação profissional: neste eixo se articulam conteúdos de Administração pública e privada, políticas públicas e planejamento estratégico.

Conteúdos de formação interdisciplinar: Neste eixo se articulam conteúdos de metodologia científica e de história econômica e da administração pública brasileira, assim como conteúdos relacionados à capacidade de leitura, escrita e expressão; à educação ambiental; às relações étnico-raciais, à história e às culturas afro-brasileira e indígena; e aos direitos humanos.

Além das tradicionais metodologias de ensino, pesquisa e extensão, faz parte das estratégias didático-pedagógicas do curso a realização de Atividades Curriculares Complementares (ACC), Atividades Curriculares de Imersão (ACI) e Atividades Curriculares de Extensão (ACE).  Visando uma formação ampliada e plural, os alunos do curso são estimulados a participar do Programa de Iniciação Científica, de atividades desenvolvidas pela Gestão Ativa (Empresa Júnior do CCH) e pela Incubadora de Empresas, assim como dos movimentos estudantis universitários (Centro Acadêmico, Diretório Central, dentre outros). Os estudantes são também estimulados a ocupar as vagas destinadas à representação estudantil nos distintos órgãos colegiados institucionais.

Por meio deste conjunto de métodos didático-pedagógicos concretiza-se a formação baseada por competências, a qual extrapola a formação teórico-conceitual e abrange o “saber fazer” e a formação voltada para a cidadania.