História do Curso

O início do Curso de Ciências Sociais

A primeira turma do curso de Ciências Sociais, foi constituída através das Atas do Conselho Diretor e do Conselho Universitário, em reuniões realizadas, respectivamente, nos dias 30 de setembro de 1994 e 13 de dezembro de 1995. O curso era constituído pelo(a)s aluno(a)s selecionados no vestibular de 1995, para o antigo Curso de Educação – Habilitação para o Magistério, do Centro de Humanidades. Neste mesmo ano, foi reestruturado o Curso de Educação, sendo que seus aluno(a)s optaram pelo Curso de Ciências Sociais, o que foi possível dado o fato de que ambas as grades curriculares previam um tronco comum das disciplinas nos dois primeiros períodos.

Somente em 1997, através de vestibular, houve previsão de seleção de candidatos para o Curso de Ciências Sociais, sendo que não constava no edital o número específico de vagas para os diversos cursos. As 120 vagas oferecidas contemplavam, de modo geral, todos os cursos da Universidade. Nos vestibulares de 1998 e 1999 foram oferecidas 170 vagas, sendo que 30 destinadas ao Centro de Ciências do Homem, não havendo número específico de vagas para os Cursos de Ciências Sociais ou de Ciência da Educação. Os aluno(a)s optavam por um deles após cursarem o Ciclo Básico Comum.

O Ciclo Básico Comum – CBC – destinava-se a todos os ingressantes da UENF, independentemente do curso escolhido. As disciplinas oferecidas, todas obrigatórias, somavam um total de 36 créditos e deviam ser cumpridas no 1° semestre letivo. O princípio epistemológico e pedagógico do CBC era proporcionar uma formação interdisciplinar dos estudantes, permitindo um olhar holístico tanto sobre a ciência quanto sobre a própria universidade. O Centro de Biociências e Biotecnologia oferecia a disciplina Conhecimento da Natureza. O Centro de Ciência e Tecnologia era responsável pelas ofertas das disciplinas, Matemática e Fundamentos da Ciência da Computação. Ao Centro de Ciências do Homem cabiam as disciplinas Elementos da Propedêutica Básica, Fundamentos do Conhecimento, Conhecimento do Ser Humano e as oficinas de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa. Além disso, o(a)s aluno(a)s deviam cumprir créditos com os programas de Atividades Curriculares Suplementares que listavam, entre outros, aulas de Xadrez e de Música Clássica. As disciplinas do Centro de Ciências do Homem visavam oferecer um panorama geral das Ciências Sociais, da Filosofia, da Metodologia, da Psicologia e da História.