A proposta de criação do curso Graduação em Engenharia de Produção na UENF foi desenvolvida pelos professores do Laboratório de Engenharia de Produção (LEPROD), em um processo de aproximadamente três anos de discussão em todas as instâncias estabelecidas pelo Estatuto da UENF, após a avaliação da necessidade de se formar profissionais que apoiassem os empreendimentos da região Norte Fluminense. O “Projeto do Curso de Graduação de Engenharia de Produção”, foi aprovado por unanimidade no Conselho Universitário da UENF em reunião do dia 27 de março de 2003.

A primeira turma do curso foi selecionada pelo concurso Vestibular Estadual 2004 organizado pela Coordenação do Vestibular Estadual, nesse então a cargo da UERJ. A UENF adotou exclusivamente como processo seletivo para o ingresso em 2011 aos cursos presenciais o Sistema de Seleção Unificada (Sisu/Enem). Desde o inicio, ingressam turmas de 28 alunos, a cada ano, tendo formado ao redor de 220 Engenheiros de Produção até o momento.

APRESENTAÇÃO

Pelo fato de ser uma das mais recentes formas de manifestação da Engenharia, frequentemente surge a pergunta: “O que é Engenharia de Produção?”

Segundo a Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO):

“Compete à Engenharia de Produção o projeto, a implantação, a operação, a melhoria e a manutenção de sistemas produtivos integrados de bens e serviços, envolvendo homens, materiais, tecnologia, informação e energia. Compete ainda especificar, prever e avaliar os resultados obtidos destes sistemas para a sociedade e o meio ambiente, recorrendo a conhecimentos especializados da matemática, física, ciências humanas e sociais, conjuntamente com os princípios e métodos de análise e projeto da engenharia.”

ÁREAS DA ENGENHARIA DA PRODUÇÃO (ABEPRO):

Atualmente as áreas de conhecimento relacionadas à Engenharia de Produção são:

1. ENGENHARIA DE OPERAÇÕES E PROCESSOS DA PRODUÇÃO
2. CADEIA DE SUPRIMENTOS
3. PESQUISA OPERACIONAL
4. ENGENHARIA DA QUALIDADE
5. ENGENHARIA DO PRODUTO
6. ENGENHARIA ORGANIZACIONAL
7. ENGENHARIA ECONÔMICA
8. ENGENHARIA DO TRABALHO
9. ENGENHARIA DA SUSTENTABILIDADE
10. EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Cada uma dessas áreas está subdividida em sub-áreas do conhecimento, conforme link abaixo.