O Zootecnista e suas Atribuições
O Zootecnista é um profissional especializado na produção animal e aplica seus conhecimentos científicos e técnicos para solucionar problemas e otimizar processos produtivos em sua área de atuação.
O Zootecnista possui uma ampla gama de atribuições relacionadas à produção animal:
Planejamento, direção e execução de atividades relacionadas à criação de animais domésticos, selvagens e aquáticos.
Nutrição animal: desenvolve programas de nutrição, formula rações ou dietas balanceadas, visando o aumento da produtividade e o bem-estar animal.
Melhoramento genético: atua no desenvolvimento de programas de melhoramento genético para aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos de origem animal.
Bem-estar animal: promove práticas que garantam o bem-estar dos animais, seguindo as Cinco Liberdades estabelecidas pelo Farm Animal Welfare Council.
Sustentabilidade: trabalha para garantir a sustentabilidade da produção animal, considerando aspectos ambientais e econômicos, tais como o aproveitamento de estercos e outros materiais que servem como adubo orgânico e também a implantação de sistemas de Integração entre lavoura pecuária e floresta (ILPF).
Planejamento e execução de projetos: é responsável por planejar e executar projetos nas áreas de produção animal.
Gestão de recursos: trabalha para otimizar o uso de recursos em propriedades rurais e nas cadeias produtivas de proteínas de origem animal.
Aplicação de tecnologia: utiliza tecnologias avançadas para melhorar a eficiência dos sistemas de produção.
Pesquisa e desenvolvimento: trabalha em atividades de pesquisa e desenvolvimento para inovar em seu campo de atuação.
Em suma, o zootecnista pode ser considerado um “engenheiro da produção animal”, aplicando princípios científicos e técnicos para otimizar a criação e o manejo de animais, assim como um engenheiro aplica seus conhecimentos para resolver problemas e melhorar processos em sua área de atuação.