ATENÇÃO: As inscrições para a seleção de mestrandos, para ingresso no primeiro semestre de 2026, será de 6 de outubro a 5 de novembro de 2025.
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O nosso Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável tem em seu corpo docente professores dos diferentes Centros da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF e do Instituto Federal Fluminense – IFF, do campus de Cambuci. Assim, este curso de pós-graduação stricto sensu é fruto de uma parceria entre UENF e IFF, bem como com diferentes entidades da sociedade civil.
Este mestrado é totalmente gratuito e, por ser na modalidade profissional, possibilita que profissionais graduados possam aprimorar seus conhecimentos, conciliando-o com sua carga de trabalho semanal. O foco do curso é trabalhar em bases ecológicas por meio da Agroecologia, com vistas a se atuar de forma mais sustentável no meio rural. Assim, a agroecologia, que é uma ciência inovadora e transdisciplinar, fornece os fundamentos científicos para análises mais aprofundadas dos agroecossistemas com a finalidade de equilibrar melhor a balança entre ganhos econômicos, responsabilidade social e cuidado com o meio ambiente. Por assim dizer, o curso dialoga com as comunidades e associações organizadas do campo e da cidade e possibilita a troca de saberes e, porque não dizer, sabores.
Os agroecologistas estudam questões relacionadas às quatro propriedades dos agroecossistemas: produtividade, estabilidade, sustentabilidade e equitabilidade. Ao contrário das disciplinas que se referem apenas a uma ou algumas dessas propriedades, os agroecologistas consideram as quatro propriedades interconectadas e integrantes para o sucesso de agroecossistemas.
Inserção
- Institucional: O programa de MPADRS está vinculado ao Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias da UENF e Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação. Mantém convênio de colaboração com o Instituto Federal Fluminense do campus de Cambuci; Internamente tem sustentação de professores/pesquisadores de outros Centros de Conhecimento da UENF (CBB e CCH) nas áreas de ecologia e ciências do homem (sociologia, filosofia, políticas sociais). O programa foi aprovado, em dezembro de 2023, pela CAPES, para área 42 Ciências Agrárias I, Área de Concentração: Agroecologia SUBÁREA DE “EXTENSÃO RURAL, DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE”.
- Social: O programa de MPADRS nasce com forte inserção social, pois é uma demanda explícita das 38 entidades da sociedade que fazem parte do Colegiado Territorial do Norte Fluminense. Além disso, tem colaboração estreita de entidades representativas do movimento de agricultores e agricultoras do campo como A Comissão Pastoral da Terra, FETAG, CONTAG, Movimento de Pequenos Agricultores, Cooperativas, Associações e Sindicatos de Trabalhadores Rurais bem como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.
Formação (habilidades e competências)
O programa MPADRS propõe a formação e capacitação dos profissionais de ATER a partir de uma abordagem multidisciplinar. Serão respeitados o Estatuto e o Regimento da Pós-Graduação da UENF. O curso oferece aos discentes um conjunto de disciplinas obrigatórias que, no âmbito interno do programa, serão tratadas como módulos interligados de conhecimento. O processo de formação do profissional reconhece e obedece a necessidade de alternância entre o tempo nas dependências do MPADRS na UENF e o tempo de trabalho do profissional. É, portanto, caracterizado como um regime de alternância, sendo permitido o afastamento do profissional/discente por duas semanas consecutivas sem a necessidade de comunicação oficial ao programa ou à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, como explícito no regimento do programa apresentado em documento anexo a esta proposição. Os módulos consistem as linhas de pesquisa e as próprias disciplinas. É um conceito próprio da Agroecologia que se baseia na indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão típico da sua característica multidimensional (movimento social – prática tecnológica – disciplina científica).
O programa MPADRS oferece cinco módulos para formação básica do pós-graduando: Fundamentos em Agroecologia (Módulo 1); Manejo Ecológico dos Solos (Módulo 2); Saúde dos Sistemas Agroecológicos (Módulo 3); Sociedade e Desenvolvimento (Módulo 4) e Alimentos e Segurança Alimentar (Módulo 5). Cada módulo visa desenvolver competências e habilidades específicas ao profissional discente fornecendo um conjunto de conhecimentos que concorram para o aprimoramento da sua ação de pesquisador-extensionista voltada para o desenho de sistemas agroecológicos, como ferramenta de promoção do desenvolvimento rural sustentável. O conteúdo de cada módulo (linhas de pesquisa) é explicitado na seção disciplinas (núcleos curriculares). A Trajetória de Formação Individual do discente é apresentada de forma esquemática na Figura 1.
Figura 1. Representação esquemática da trajetória de formação individual do programa de Mestrado Profissional em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável. As aulas serão ministradas quintas e sextas-feiras com duas semanas de intervalo dedicadas ao tempo de trabalho.
O processo de formação do pós-graduando tem como base a definição do tema de trabalho, ou seja, o objeto de pesquisa. Para adequar a multidimensionalidade no processo de formação foi concebido o conceito estratégico de relevância do tema/projeto de pesquisa. Para o MPADRS um tema relevante de pesquisa é aquele demandado pelos agentes sociais (públicos/privados) que fazem parte do Colegiado do Território do Norte Fluminense ou do território em que se insere o discente. O tema relevante é, portanto, aquele proposto pelos agricultores e agricultoras e/ou as suas representações. Essa demanda objetiva será tomada como objeto de pesquisa pelo pós-graduando e o acompanhará durante todo trajeto de sua formação individual. A representação da proposta de formação do MPADRS é mostrada na Figura 2. Nota-se que a proposta de formação começa pelo fim, ou seja, é orientada pela extensão a partir da determinação de um problema relevante indicado pelos movimentos sociais. A capacitação científica foi formulada para que os módulos de formação possam fornecer as ferramentas necessárias para a intervenção do pós-graduando no sistema. Essa intervenção qualificada é chamada de trabalho de conclusão do curso que, em última análise, visa promover concretamente o desenvolvimento das comunidades alvo.
Figura 2. Representação do projeto científico-pedagógico orientador da formação do programa de mestrado profissional em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável