Exame de Qualificação

As novas Normas de Pós-Graduação da UENF (DOERJ de 25.02.2025) estabelecem, no CAPÍTULO VI, SEÇÃO II
sobre O EXAME DE QUALIFICAÇÃO
:

“Art. 49 – O Exame de Qualificação tem por objetivo verificar a maturidade do(a) discente na área de concentração do Programa em que desenvolve seu projeto.

Art. 50 – Os procedimentos dos Exames de Qualificação serão definidos nas Normas Internas dos PPGs.

Art. 51 – A realização do exame de qualificação no Doutorado deve ser feita em até 30 (trinta) meses após a matrícula no curso.

Parágrafo Único – Em caso de reprovação no primeiro exame de qualificação, o(a) discente pode realizar um segundo exame de qua- lificação que deverá ocorrer em até 36 (trinta e seis) meses após a data da matrícula do(a) discente no curso.

Art. 52 – Em casos em que o(a) discente deseje pedir uma prorrogação do prazo, esta deverá ser justificada e apresentada para julgamento na CCP com pelo menos 60 (sessenta) dias de antecedência de seu prazo máximo de qualificação.

Art. 53 – O exame de qualificação será avaliado por uma comissão composta por portadores de título de Doutor vinculados preferencialmente a um PPG ou instituto de pesquisa, sendo no mínimo, 03 (três) membros titulares e 01 (um) suplente.

§ 1o – Todos os membros, incluindo o presidente, são designados pela CCP por indicação do orientador.

§ 2o – Fica a critério do PPG a decisão sobre a participação do orien- tador na banca de qualificação.

§ 3o – É facultado ao PPG atribuir crédito pela atividade acadêmica do exame de qualificação.

§ 4o – O resultado do exame de qualificação será comunicado à Co- ordenação do PPG no prazo máximo de 15 (quinze) dias, pelo seu presidente.”

O Formulário deve ser enviado pelo Orientador via Plataforma SEI/RJ com pelo menos 10 dias úteis de antecedência.
Orientador deve justificar e informar ao PPGBB quando a defesa for realizada através de videoconferência.

Para solicitação de Prorrogação de prazo para EXAME DE QUALIFICAÇÃO o orientador deve iniciar um processo pelo SEI-RJ para a Coordenação da PGBB, anexando o formulário que pode ser acessado no link: FORMULÁRIO-PARA-EXAME-DE-QUALIFICAÇÃO

Normas do Exame de Qualificação:
Todo estudante candidato ao título de Doutor em Biociências e Biotecnologia deve prestar Exame de Qualificação para avaliação do conhecimento geral sobre o tema da pesquisa desenvolvida, englobando diferentes áreas de conhecimento do PGBB. Somente pode prestar Exame de Qualificação o estudante que tiver obedecido às normas definidas pelo Regimento Geral da Pós-Graduação da UENF.
O Exame de Qualificação deve ser realizado até o prazo máximo de 6 (seis) meses após o estudante ter integralizado os créditos mínimos obrigatórios em disciplinas, com exceção dos créditos relativos à disciplina Pesquisa de Tese de Doutorado, e em até 30 (trinta) meses após a matrícula no curso. 

Etapa de Elaboração do Manuscrito
O exame consistirá na Elaboração de um Manuscrito cientifico contendo resultados do projeto de tese ou Manuscrito em forma de revisão acerca de um tema correlato à sua área de pesquisa. Uma proposta do tema da revisão, contendo a sequência lógica de tópicos a serem abordados, um resumo do artigo, e uma data proposta para o exame, deve ser encaminhada pelo aluno e seu orientador, a Comissão Coordenadora do PGBB via formulário próprio. A proposta deve também sugerir uma banca examinadora, composta por três membros, a qual deverá ser homologada pela Comissão Coordenadora do PGBB. Os itens componentes do manuscrito devem contemplar duas das diferentes áreas do programa (Biologia Celular e Molecular Vegetal e Ecossistêmica; Biotecnologia e Biologia Celular e Molecular em Saúde). O manuscrito deverá ser entregue à banca com antecedência mínima de 30 dias em relação à data proposta de defesa, quando deverá será apresentado oralmente pelo candidato. A revisão deve ser atual e crítica em relação às revisões já disponíveis acerca do tema. O candidato, bem como a banca examinadora, deverão estar atentos à correta citação de informações autorais, e a possibilidades de plagiarismos, considerando que artigos de revisão são mais propensos a tais incorreções ético-acadêmicas. A Manuscrito proposto deve ser considerado viável para publicação em revista internacional indexada, com corpo editorial, de preferencia em revista Qualis A  – CBI – CAPES.
Etapa de Apresentação Oral
O candidato deverá realizar uma apresentação oral à banca, com duração entre 40 e 50 minutos, acerca do tema apresentada no Manuscrito. A arguição do candidato visa o dimensionamento de dois aspectos principais:
– qualidade dos conhecimentos demonstrados pelo candidato no manuscrito elaborado e na apresentação oral;
– qualidade do manuscrito, com a subseqüente apresentação de críticas e sugestões.