Doutorando do PPGERN ministrará palestra sobre “Ecologia de aves e mamíferos que habitam ecossistemas costeiros” na XIV SEBIO UENF

A perda de biodiversidade tem sido apontada como uma das principais ameaças à humanidade. Os ambientes costeiros são importantes porque constituem a interface entre o continente e o oceano, além de fornecer abrigo para centenas de espécies de aves e mamíferos marinhos. Esses organismos são predadores de topo e desempenham papel chave na conservação e funcionamento de ecossistemas marinhos. As aves marinhas, por exemplo, incluem 346 espécies vivas, das quais 28% se encontram globalmente ameaçadas. Algumas espécies realizam migrações de aproximadamente 30.000 km para se alimentar e reproduzir, e por isso constituem organismos sensíveis a alterações de habitat, particularmente no contexto das mudanças climáticas. Existem diversos métodos para monitorar os fatores que interferem na sobrevivência de aves e mamíferos marinhos, mas alguns deles demandam elevados custos e logística, e por isso não são convenientes para países emergentes e de economia instável.

O tema escolhido para a Semana Acadêmica da Biologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense é “A Tecnologia como ferramenta da Ciência em prol da Sociedade”. Nesse contexto, a palestra tem o objetivo de contextualizar os principais tópicos de pesquisa em ecologia de aves e mamíferos marinhos, e apresentar métodos e ferramentas tecnológicas de baixo custo para o estudo desses organismos.

Davi Castro Tavares é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais UENF, faz parte do Grupo de Estudos de Aves e Mamíferos Marinhos da Região dos Lagos e será o palestrante do tema.

Local: Auditório do prédio P5, UENF, Av. Alberto Lamego, 2000.
Horário: 8h – 9h.