Pós-Doutoranda do PPGERN faz estágio no Swiss Federal Institute of Technology in Zurich

A pós doutoranda Drª. Beatriz Araujo está fazendo um estágio de 6 semanas no ETH (Swiss Federal Institute of Technology in Zurich) na Suiça, estabelecido através da parceria de um projeto entre os professores Carlos Eduardo de Rezende – UENF (supervisor), Dr. Crisógono Vasconcelos – ETH, Dr. Timothy Eglinton –ETH e da doutoranda Gabriela Santilli Nascimento – ETH.

O projeto tem como objetivo geral interpretar as fontes e o transporte de carbono na Bacia de Campos através de diferentes proxies.

O propósito desse estágio é realizar análises de carbono 14 para datação em amostras de sedimento e foraminíferos do projeto HABITATS (Caracterização Ambiental da Bacia de Campos – RJ), aprender novos métodos como biomarcadores orgânicos (n-alcanos e alquenonas), isótopos estáveis de oxigênio e hidrogênio e estabelecer parcerias internacionais.

O ETH está entre os melhores institutos de pesquisa do mundo, totalizando 25 prêmios Nobel e sendo considerado por 3 anos consecutivos o melhor instituto em geociências do mundo. Através da oportunidade de estagiar em uma instituição de altíssima qualidade como o ETH, será possível gerar publicações trazendo uma forte contribuição para o Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais UENF.