Doutoranda do PPG-ERN tem dissertação publicada em livro

A doutoranda da PPG-ERN, Rafaela Screnci-Ribeiro, teve sua Dissertação de Mestrado publicada em um livro que revela o conhecimento da comunidade ribeirinha de Passagem da Conceição, Várzea Grande – MT sobre o potencial florístico, formas alternativas de uso e manejo dos fitorecursos e valores culturais da comunidade em que vivem.

No estudo desenvolvido por Rafaela, entrevistas foram conduzidas com representantes desta comunidade afim de analisar as relações entre os seres humanos e os recursos vegetais.

Atualmente, Rafaela desenvolve sua pesquisa de doutorado pela Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais – com orientação do Prof. Carlos Ramon Ruiz – cujo tema é o uso dos corredores ecológicos por micos-leões-dourados  e saguis introduzidos em áreas fragmentadas de Mata Atlântica, na APA da Bacia do Rio São João/ RJ  entre Casimiro de Abreu e Silva Jardim. A pesquisa de doutorado de Rafaela, trará respostas importantes também às ações estratégicas  conduzidas pela Associação Mico Leão Dourado, no intuito de proteger as populações de mico-leão-dourado.

Abaixo, resumo da dissertação da Rafaela publicada no livro «Quintais da Comunidade de Passagem da Conceição (Várzea da Conceição/MT)».

 

«Os estudos etnobotânicos nos possibilitam analisar as relações entre os seres humanos e os recursos vegetais. Os quintais por possuírem características únicas que são definidas por condições socioculturais, religiões, crenças e costumes que influenciam na composição e diversidade de espécies presentes nestes, permitem que haja uma preocupação futura com a manutenção e conservação dessa biodiversidade através do registro da cultura adquirida ao longo dos anos pelas famílias. O presente estudo foi desenvolvido na Comunidade Ribeirinha de Passagem da Conceição em Várzea Grande-MT. Os dados deste pesquisa foram coletados no período de setembro de 2008 a setembro de 2009, através da técnica da bola-de-neve (Snowball). Foram utilizadas técnicas qualitativas por meio de entrevistas estruturadas e semi-estruturadas. Os objetivos principais foram os de catalogar e identificar as espécies vegetais e discutir a relação do ser humano com os recursos vegetais. Foram entrevistados 26 informantes sendo 65% do sexo feminino e 35% do sexo masculino, a faixa etária variou entre 29 a 74 anos. A maioria dos entrevistados (22) nasceu em Mato Grosso e apenas quatro nasceram em outros Estados. Foram registradas 107 espécies agrupadas em 52 famílias botânicas, sendo Asteraceae e Lamiaceae as mais representativas. O boldo (Coleus barbatus (Andrews) Benth.) obteve o maior número de citações (17). Seis categorias de uso puderam ser definidas: medicinal (Phyllanthus niruri L.), alimentar (Caryocar brasiliense Camb.), místico/religioso (Licania parviflora Benth.), ornamental (Pteridium aquilinum (L.) Kuhn., sombreamento (Terminalia cattapa L.) e tóxica (Dieffenbachia picta Schott.). Para uso terapêutico foram citadas 89 espécies, como paratudo (Tabebuia aurea (Manso) Benth. & Hook. f. ex. S. Moore), arnica (Lychnophora ericoides Mart.) e hortelã (Hyptis goyazensis A.St.-Hil. Ex Benth.). As principais partes usadas foram folhas, casca, fruto, etc. Com relação às formas de uso o chá foi o mais citado com 60%, seguido de banho com 8%. Observa-se o uso das plantas no tratamento de doenças relacionadas à patologias do aparelho circulatório, respiratório e digestório. Plantas como espada-de-são-jorge (Sansevieria trifasciata Hort.) são utilizadas como amuletos protetores. A transmissão do conhecimento ocorre de forma oral transgeracional e horizontal. Desmatamento, pastagens e poluição são apontados como impactos sócio-ambientais. Este estudo revela o conhecimento do potencial florístico, formas alternativas de uso e manejo dos fitorecursos e os valores culturais contidos neste comunidade ribeirinha.»