Dissertações de Mestrado 2019 – HEBERT DETOGNE FERNANDES

Resumo

Este trabalho visa analisar a interação solo-geogrelha aplicada como reforço de maciços em fundação rasa. A utilização de geossintéticos como reforço em maciços proporciona melhorias significativas na capacidade de carga e reduz os deslocamentos de fundações rasas.
Diversos autores realizaram pesquisas sobre fundações rasas em solo reforçado, porém existem muitos aspectos que devem ser avaliados para que se tenha uma melhor compreensão da interação solo-reforço. O emprego de uma ferramenta numérica surge como uma alternativa para avaliar o comportamento desta técnica de construção.
Foram elaborados modelos numéricos que simulam ensaios experimentais conduzidos em modelos com escala reduzida. Estes ensaios experimentais e os parâmetros dos materiais usados para alimentar os modelos numéricos foram extraídos da tese de doutorado desenvolvida por Chen (2007).
Inicialmente, foram realizadas retroanálises dos ensaios experimentais de caracterização para calibração dos parâmetros que alimentaram os modelos numéricos. Posteriormente, foram desenvolvidos modelos numéricos que simulavam o carregamento de sapatas em maciços reforçados com geogrelha. Os resultados obtidos nos modelos numéricos são comparados com os resultados experimentais apresentados por Chen (2007). Para as análises numéricas, foi utilizado PLAXIS 3D, que é um software que utiliza o método de elementos finitos (MEF), voltado para análises geotécnicas.
Nesse âmbito, a presente dissertação de mestrado tem como objetivo avaliar a interação solo-geossintético de maciços reforçados com geogrelha. Especificamente, pretende-se avaliar as tensões e os deslocamentos do conjunto solo-reforço, através de representação numérica de ensaios experimentais, utilizando o software PLAXIS 3D.

Download aqui