Dissertações de Mestrado 2007 – FRANCISCO DE DEUS FONSECA NETO

Resumo

Em campos dos Goytacazes, o vinhoto, um dos subprodutos da produção de açúcar e álcool em usinas de cana-de-açúcar, vem sendo utilizado intensamente nas áreas de plantação para fertirrigar o solo devido o elevado teor de micro-nutrientes existentes na sua composição química. Entretanto, se por um lado a fertirrigação pode favorecer as lavouras com o bom desenvolvimento da cana-de-açúcar, no que diz respeito à qualidade e ao tempo de maturação da planta, por outro lado a fertirrigação pode causar a contaminação do lençol freático. Dentro deste contexto, o principal objetivo deste trabalho é a investigação da interação do vinhoto com um solo da região de Campos dos Goytacazes. Neste trabalho o nitrato e o potássio foram escolhidos como referência para avaliar a interação tendo em vista os elevados teores destes na composição química do vinhoto e as exigências dos órgãos ambientais que limitam os teores de nitrato na água para considerá-la adequada para o consumo humano. O programa experimental consistiu de ensaios de caracterização de solos, conforme as normas técnicas da ABNT, análise química do solo, ensaios de compactação, ensaios de permeabilidade e de difusão com corpos de prova reconstituídos. Os ensaios de difusão foram realizados no Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Viçosa. O coeficiente de difusão efetiva do solo foi determinado com o programa POLLUTE. As análises dos resultados dos ensaios demonstram que a duração dos mesmos é um fator determinante na adsorção dos íons adsorvido, K+ e NO3- .

Download aqui.