Dissertações de Mestrado 2009 – CLARISSA REGINA MASIERO AHMED

Resumo

AHMED, Clarissa Regina Masiero, MSc., Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, julho de 2009, Fatores que influenciam a erodibilidade nos solos do município de Campos dos Goytacazes-RJ sob uma análise multicritério. Orientadora: Maria da Glória Alves.

A ocupação humana, é representada pelo desmatamento, cultivo da terra, construção de estradas, criação e expansão das vilas e cidades originando e acelerando processos erosivos. A erosão tem como conseqüências o assoreamento,
a destruição de solos férteis, instabilidade de encostas etc. Assim sendo, a erosão se torna um importante objeto de estudo para diversas áreas do conhecimento, dentre elas a engenharia civil e a agronomia. A erodibilidade do solo é um dos fatores naturais intervenientes nos processos erosivos, e condicionada por um grande número de características intrínsecas do solo (textura, mineralogia, cimentação, estrutura). Neste trabalho será apresentada uma análise detalhada dos indicadores da erodibilidade dos solos do município de Campos, utilizando Análise
Multicritério, em ambiente SIG. A erodibilidade em solo exposto foi obtida, pela integração da intensidade de precipitação, estabilidade dos agregados superficiais, declividade e velocidade de infiltração. A partir do cruzamento destes parâmetros foram obtidos os mapas do Efeito Gota e do Escorrimento Superficial, que deram xi origem ao Mapa de Erodibilidade em Solo Exposto. Encontrou-se erodibilidade baixa nos Neossolos Flúvicos, Organossolos e Gleissolos, já nos Latossolos Vermelhos-Amarelos, Argissolos Vermelhos-Amarelos e Cambissolos Háplicos a erodibilidade variou de acordo com o relevo e intensidade de precipitação. Os resultados aqui obtidos podem ser usados para um adequado aproveitamento do solo e melhor gestão do município, em especial no seu plano diretor.

Download aqui.