Dissertações de Mestrado 2017 – THAIS DA SILVA ROCHA

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo do comportamento mecânico de argamassas geopoliméricas produzidas com diferentes ativadores alcalinos (K+ e Na+) em temperatura ambiente e quando expostas a elevadas temperaturas. Os geopolímeros estudados foram produzidos com metacaulim como fonte de aluminossilicato e areia quartzosa como agregado miúdo. A relação, em massa, entre o precursor e o agregado foi de 1:1. Nas soluções ativadoras alcalinas foram utilizados silicatos de potássio e sódio alcalino e hidróxido de sódio e potássio. Ensaios de compressão axial e módulo de elasticidade longitudinal foram realizados antes e depois da exposição a altas temperaturas, a fim de avaliar seu comportamento mecânico residual. Análises de termogravimetria (TG), termogravimetria diferencial (DTG) e análise termodiferencial (ATD) foram conduzidas para avaliar a perda de massa e a estabilidade térmica das argamassas. Além disso, micrografias eletrônicas de varredura (MEV) foram realizadas para investigar a morfologia das argamassas. Todas as argamassas apresentaram praticamente a mesma resistência à compressão axial aos 28 dias, aproximadamente 80 MPa. Foi possível observar o elevado ganho de resistência mecânica nas primeiras idades, característica dos geopolímeros, variando de aproximadamente 72% a 81% aos 3 dias e de 86% a 93% aos 7 dias em relação ao valor aos 28 dias. As argamassas produzidas com silicato de sódio alcalino apresentaram ganho mais elevado de resistência mecânica inicial do que com silicato de potássio, possivelmente reflexo do desenvolvimento deficiente de sua microestrutura, sendo bastante heterogênea e com muitos poros. Já a microestrutura das argamassas de silicato de potássio mostrou-se mais densa e pouco porosa. Com relação às amostras expostas à temperatura elevadas (100, 300, 500 e 700°C), o comportamento mecânico residual e a perda de massa aparentaram ser muito dependentes do tipo de solução alcalina utilizada. Em todos os casos as argamassas com silicato de potássio apresentaram melhor desempenho quando comparadas com as com silicato de sódio alcalino.

Download Aqui