Dissertações de Mestrado 2018 – MARKSSUEL TEIXEIRA MARVILA

Resumo

Argamassas de múltiplo uso são materiais de construção, usualmente compostas de cimento, cal hidratada, areia e água, utilizadas para assentamento de blocos e para revestimento de paredes. Para cumprir essas funções, as principais propriedades almejadas para esse material são aderência com o substrato e trabalhabilidade. O uso da cal hidratada é justificado por causa dessa última propriedade destacada. Porém, esse aglomerante apresenta elevado valor comercial e sua produção emite milhares de toneladas de gases poluentes. Em função disso, o objetivo deste trabalho é desenvolver e avaliar um aditivo contendo uma composição de argila e resíduo de calcário proveniente de uma indústria de mármore ornamental para substituir a cal hidratada em argamassas de múltiplo uso, gerando vantagens econômicas e ambientais. A escolha da argila é em função de suas propriedades de plasticidade e por causa do seu uso já consagrado em argamassa de múltiplo uso, enquanto o uso do resíduo é justificado por sua similaridade química, mineralógica e granulométrica com a cal hidratada. Para atingir o objetivo foram realizados ensaios de caracterização da argila, do resíduo de calcário e da cal hidratada e testes em argamassas na composição 1:1:6, contendo diversas proporções de argila e calcário substituindo parcialmente e totalmente a cal hidratada. Os ensaios realizados foram o de consistência, squeeze flow, densidade de massa no estado fresco e teor de ar incorporado, retenção de água, densidade de massa no estado endurecido, resistência à compressão, resistência à tração na flexão, absorção de água por capilaridade, absorção de água por imersão e índice de vazios e de resistência à aderência à tração. Os resultados foram comparados aos obtidos por outros autores, e tratados através de ANOVA e Teste de Tukey, coeficiente de correlação de Pearson, Análise Hierárquica de Pesos (AHP) e rede simplex. Os resultados demonstram a possibilidade da substituição da 1 parte de cal hidratada por 0,44 a 0,55 partes de argila e 0,45 a 0,56 partes de resíduo de calcário, tendo sido obtido dessa forma o objetivo proposto.

Download aqui