Dissertações de Mestrado 2006 – OSCAR OSÉIAS DE OLIVEIRA
Resumo
Em razão do acelerado crescimento urbano, temas como expansão urbana e planejamento territorial têm, a cada dia, importância maior, principalmente para profissionais e instituições ligadas ao meio ambiente.
Neste trabalho, contou-se com o auxílio de ferramentas de Geoprocessamento, Sistema de Posicionamento Global (GPS), Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informação Geográfica (SIG) para aquisição, composição, geração dos dados e analises das informações que foram geradas.
Elaboraram-se mapas, para auxiliar o planejamento territorial do Município de Itaperuna no Estado do Rio de Janeiro, como o Mapa Geológico-Geotécnico que auxiliou a elaboração do Mapa de Potencial de Uso e Ocupação do Solo, que classificou o espaço físico em áreas urbanizáveis, urbanizáveis com restrição, não urbanizáveis e áreas de preservação. Geraram-se, ainda, Mapas de Suscetibilidade a Escorregamento e Erosão Laminar. Detectou-se que o Município apresenta diversos problemas, dos quais os principais são disposição de lixo a céu aberto, esgoto sem tratamento lançado nos corpos d’água, ocupações irregulares, diversas áreas com alta suscetibilidade a escorregamento e erosão laminar.
Os planos de informações gerados são imprescindíveis para o planejamento territorial com boa utilização do meio físico e para a criação de um plano diretor para o Município.