Teses de Doutorado 2016 – Zélia Maria Peixoto Chrispim

Resumo

Esta tese apresenta o estudo da vulnerabilidade dos aquíferos e de suas características hidrogeoquímicas, de modo a subsidiar o gerenciamento adequado dos aquíferos livres rasos da parte emersa Bacia Sedimentar de Campos, no Estado do Rio de Janeiro. O trabalho utilizou-se de conceitos derivados dos métodos DRASTIC (Aller et al., 1987), GOD (Foster, 1987 e Foster et al., 2006) e IS (Ribeiro, 2005) para determinar a vulnerabilidade, e também foi avaliado alguns parâmetros que influenciam na qualidade das águas subterrâneas da região. A pesquisa foi realizada nos municípios de Campos dos Goytacazes, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra. Inicialmente foi levantada a hidrogeologia da região e realizado o cadastramento dos poços rasos e seus respectivos dados físico-químicos. Esses dados foram inseridos num Sistema de Informações Geográficas (SIG) para gerar planos de informações referentes às variáveis de cada método e consequente cruzamento desses planos para obtenção de índices de vulnerabilidade. Quanto à determinação da vulnerabilidade aquífera foi utilizado o método GOD que é aplicado, em regiões de escassez de informação. A aplicação do método GOD apresentou três classes de vulnerabilidade, sendo 3% da área de vulnerabilidade reduzida, 53% de vulnerabilidade média ou moderada e 44% de vulnerabilidade alta. Com o método DRASTIC identificou-se 41% de área de vulnerabilidade reduzida, 34% de vulnerabilidade média, 24% de vulnerabilidade elevada e 1% de vulnerabilidade muito elevada. Esses dois primeiros métodos tratam da vulnerabilidade intrínseca do aquífero, enquanto que o método IS verifica o grau de influência antropogênica na área analisada. Este último método é proveniente do método DRASTIC, acrescido do parâmetro Uso e Ocupação do Solo. O método IS que apresentou três classes de vulnerabilidade, sendo 14% de área de vulnerabilidade reduzida, 59% de intermediária e 27% alta, tem como vantagem a utilização de dados de uso e ocupação do solo, o que o diferencia dos outros dois métodos, e dá maior respaldo nas avaliações obtidas. A comparação dos mapas de vulnerabilidade foi realizada pela verificação da qualidade das águas subterrâneas, através das concentrações de nitrato. Em relação à classificação hidrogeoquímica, pode-se evidenciar que as águas dos poços rasosapresentam composição bastante diversificada devido grande diversidade de ambientes que influenciam na composição destas águas. Os resultados obtidos colocam em destaque a contaminação do aquífero livre raso que apresenta elevados teores de nitrato, não podem ser explicados por processos naturais, sendo consideradas influências antrópicas, principalmente, aplicação de fertilizantes e de efluentes domésticos. A intrusão salina é outra contaminação que chama atenção, principalmente, para a região de São de Francisco de Itabapoana, que existe indício de sobreexplotação na região. Nas águas subterrâneas dos poços rasos também foram evidenciados outros elementos que diminuem a qualidade dessas águas, como: Al, Sb, As, Cd, Pb, Fe, Mn, Hg, Se. Estes resultados tornam-se preocupantes, pois essas águas são utilizadas para diversos fins, nomeadamente abastecimento doméstico, irrigação de pequenas hortaliças particulares e dessedentação de animais domésticos e dentre este houve destaque para o elemento nitrato, pois o seu excesso em água potável é um perigo à saúde humana.

Download aqui: