Detalhamento da Linha de Pesquisa Materiais Poliméricos e Nanomateriais
Projeto de pesquisa: Membranas nanoestruturadas e Biopolimeros com nanocargas
Membranas nanoestruturadas contendo nanocargas ativas são desenvolvidas e caracterizadas focando diversas aplicações potenciais em diversas áreas tais como a área odontológica para procedimentos de regeneração óssea guiada (ROG) em parceria com a Faculdade de Odontologia de Campos, no tratamento de efluentes, de mineração em parceria com empresas da área assim como outros resíduos industriais. Entre as aplicações potenciais objeto de pesquisa está a utilização das membranas nanoestruturadas no processo de separação de águas residuais contaminadas com óleo e componentes orgânicos provenientes da extração de petróleo
O projeto também aborda a caracterização de biopolímeros e avalia sua utilização como matrizes contendo nanocargas de diversas naturezas, entre estas cargas, nanomagnetita com propriedades superparamagnética visando tanto o desenvolvimento de sistemas de liberação controlada vetorizados (SLCV) contendo componentes ativos tendo como foco as áreas veterinária e médica, como no desenvolvimento de suportes biocatalíticos com potencial interesse na área biotecnológica.
Nanocompósitos híbridos a partir de matrizes de biopolímeros contendo alótropos do carbono são formulados, utilizando diversas técnicas, entre estas por extrusão, produzindo estruturas tridimensionais e porosas (scaffolds) por impressão 3D. Esses materiais são caracterizados incluindo testes in vitro e in vivo avaliando seu potencial como material para enxertia óssea e sua capacidade de liberação controlada de fármacos específicos no tratamento local de doenças ósseas.
Projeto de pesquisa: Compósitos poliméricos com carga de origem natural e/ou funcionais
Compósitos de matriz polimérica com cargas de origem natural (fibras naturais, acetato de celulose e outras cargas) para a fabricação de materiais alternativos de interesse para o setor da construção entre outros, utilizando recursos renováveis e/ou resíduos contribuindo ao desenvolvimento sustentável. Compósitos laminados contendo diversas fibras vegetais e grafeno são objeto de estudo e desenvolvimento de materiais de alta resistência ao impacto e à flexão.
Estudo do fenômeno de corrosão em metais e desenvolvimento de revestimentos poliméricos a partir da utilização de óleos vegetais, como o óleo de soja e óleo de mamona para a produção de matrizes de poliuretano, as quais são aditivadas com nanocargas (óxido de titânio, nanotubos de carbono e outras cargas) procurando, a partir de uma alternativa sustentável, propriedades anticorrosivas. Diversos ensaios são realizados para avaliar as capacidades de inibir ou evitar o efeito da corrosão sobre diversos metais e seu potencial para ser empregado em estruturas metálicas sujeitas aos efeitos do meio ambiente ou do contato direto com meios marítimos agressivos.