O Curso de Licenciatura em Matemática surgiu em virtude de uma estratégia de desenvolvimento sócio-econômico implementado pela Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, que sugeriu em 1999 a constituição de quatro novos cursos noturnos de licenciatura (Matemática, Física, Biologia e Química) na Universidade Estadual do Norte Fluminense – Darcy Ribeiro (UENF). Em 27 de Janeiro de 1999, atendendo à solicitação do Magnífico Reitor, Prof. Dr. Adilson Gonçalves, foi formado um grupo de trabalho integrado por professores de diferentes laboratórios para elaborar um projeto preliminar para a criação dos cursos de Licenciatura noturna na UENF nas áreas de Matemática, Física, Química e Biologia. O documento foi encaminhado ao Magnífico Reitor em março de 1999. O curso noturno de Licenciatura em Matemática iniciou suas atividades em agosto do mesmo ano com quarenta (40) alunos e a partir de Março de 2000 são ofertados trinta (30) vagas a cada ano.
O projeto inicial para o curso de Licenciatura em Matemática foi elaborado sob a coordenação da Professora Neide Felisberto do Laboratório de Ciências Matemáticas (LCMAT), e terminado pelo Colegiado do Curso em 2002, seguindo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei Nº 9.394/1996 e os princípios fundamentais do projeto UENF. Dentre estes princípios, busca-se articular as dimensões cognitivas, éticas e políticas na formação do professor, propondo a formação de profissionais qualificados para atuarem no ensino médio e fundamental, capacitados para construir conhecimentos envolvendo conceitos básicos, científicos e intelectuais, com segurança e com atitudes críticas e de investigação, cientes de sua formação profissional e comprometimento social.
O curso de Licenciatura em Matemática foi reconhecido em 6 de Março de 2006 através da Portaria do Conselho Estadual de Educação Nº 232, que homologou o Parecer do Conselho Estadual de Educação Nº 225/2005
Em 2006, deu-se inicio a uma Reforma Curricular para alteração de aspectos da orientação didático-pedagógica do curso em consonância com as atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, emanadas pelo Conselho Nacional de Educação CNE/CP Nº 1 de 18/02/2002, Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática, Bacharelado e Licenciatura CNE/CES Nº 1.302/2001 e a Resolução CNE/CP Nº 2 de 19/02/2002, que institui a carga horária dos cursos de Licenciatura. Tal reforma foi elaborada pelo colegiado do curso tomando como base o Projeto Pedagógico anterior e aprovado pelo Colegiado do Curso em 24 de Agosto de 2007 e pelo Conselho de Centro do CCT em 20 de Setembro de 2007.
O Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática volta-se à formação do professor das séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio como sua própria natureza. Por isso, todas as disciplinas da grade curricular e as outras atividades curriculares passam a ter o mesmo compromisso na formação pedagógica, específica e política do Professor de Matemática: as chamadas disciplinas específicas passam a contribuir para a formação pedagógica do Professor de Matemática e as disciplinas pedagógicas, por sua vez, desenvolvem diversos aspectos específicos da formação desse professor, em especial, aqueles referentes à Educação Matemática.
O Novo currículo foi implantado para os ingressantes a partir de 2008.