Procedimento para importação pela Universidade e pagamento pelo pesquisador
SIGA OS PASSOS A SEGUIR:
1 – Solicitar a Proforma Invoice
Utilize este Modelo de solicitação de Invoice
2 – Verificar se os itens solicitados estão cadastrados no SIGA-RJ
Tendo em mãos uma cotação básica ou a Proforma Invoice verifique se o produto, material ou serviço a ser importado encontra-se registrado no SIGA. Caso esteja cadastrado obtenha o código e ID do item. Caso não esteja cadastrado inicie o procedimento de cadastramento.
3 – Iniciar um processo de compra por importação pelo SEI-RJ
Abra um processo no SEI-RJ para inserir todos os documentos referentes a aquisição por meio de importação
- Tipo de processo: Contratação: aquisição de materiais
- Interessados: inserir unidades interessadas no processo (laboratórios, centros, setimp, gercom, dga, reitoria, etc)
- Nível de acesso: público (ou restrito mediante justificativa)
4 – Iniciar a inserção dos documentos necessários para a solicitação de compra por importação
a) Documento de Oficialização da Demanda
- Escolha o tipo de documento: Documento de oficialização de demanda
- Descrição: Aquisição/contratação via importação
- Nome da árvore: Documento de oficialização de demanda
- Interessados: inserir unidades interessadas no processo (laboratórios, centros, setimp, gercom, dga, reitoria, etc)
- Nível de acesso: público (ou restrito mediante justificativa)
- Observações: Trata-se de demanda referente a………..via processo de importação
O sistema abrirá o modelo de formulário para preenchimento do Documento de Oficialização da Demanda por parte do requisitante – veja algumas dicas sobre o preenchimento neste modelo
5 – Inserir os demais documentos (em caso de dúvidas consultar a GERCOM):
- Estudo Técnico preliminar
- Mapa de Risco
- Termo de referência
- Carta de exclusividade ou justificativa para a aquisição por dispensa de licitação
- Invoice – Inserir a cotação ou Proforma Invoice na moeda de negociação como documento externo (caso possua uma cotação ou proforma invoice do produto nacionalizado a mesma também pode ser inserida de forma a deixar claro o benefício de se proceder a aquisição via importação. Caso tenha dúvidas sobre as melhores condições dos INCOTERMs da Invoice entrar em contato com o SETIMP.
6 -Enviar o processo para UENF/SETIMP
Nesta etapa o setor de importação fará uma avaliação preliminar da solicitação e irá inserir as demais demandas referentes aos custos de importação (taxas, serviços, transporte, seguro, etc de acordo com as condições negociadas na Proforma Invoice. Após esta etapa o SETIMP devolverá o processo ao requisitante para aprovação final e encaminhamento aos setores responsáveis pela autorização de execução da demanda e demais procedimentos administrativos junto a Reitoria e Diretoria Geral Administrativa.
7 -Enviar o processo para a análise GERCOM
Caberá a GERCOM avaliar a regularidade do processo e realizar as ações necessárias junto ao SIGA-RJ (como o pagamento será feito com recursos de projeto de pesquisa do solicitante este procedimento deve ser simplificado)
7 -Enviar o processo para o SETIMP
Após as operações no SIGA-RJ o processo será encaminhado ao SETIMP iniciará o procedimento formal de importação (solicitação de anuência junto ao CNPq, preenchimento das informações no SISCOMEX e anexação dos documentos de importação ao processo). Tendo finalizado esta etapa o SETIMP enviará o processo para o pesquisador solicitante com instruções para o pagamento da despesa (fechamento de câmbio, pagamento).
8 -Autorizar o envio da mercadoria por parte do fornecedor
Após efetuado pagamento, o SETIMP informará o fornecedor que iniciará o planejamento de envio e a previsão da chegada do item ao Brasil para que o SETIMP possa proceder a liberação alfandegária da mercadoria.